Compartilhe este conteúdo agora:
O Pico Malwee foi reaberto para o público em setembro de 2020, mas parece que foram os céus azuis de outono que fizeram o público redescobrir o lugar.
Por aí também tem gente pra caramba falando desse ponto turístico de Jaraguá do Sul? Virou trending topics nas conversas jaraguaenses.
Na verdade o que tem levado tanta gente ao local, além do visual incrível que sempre esteve por lá, é o mirante inaugurado recentemente.
A estrutura pendente tem um chão de vidro na ponta, onde é possível se sentir flutuando na imensidão da paisagem que o morro proporciona – e, claro, tirar belas fotos.
Como chegar?
Entrando no bairro Barra do Rio Cerro pela rua Pastor Albert Schneider, prestando bem atenção, é possível ver o pico ao fundo, logo ao lado da torre da Igreja Evangélica Luterana.
A entrada, feita pela rua Domingos Viêira, está bem sinalizada e é fácil de ser encontrada.
Você pode subir caminhando. Do início da rua de acesso, são cerca de 3 quilômetros, em uma subida estimada em 1h30.
Apesar de ser um trekking considerado fácil pelas condições de acesso, alertamos quem não está lá muito preparado que vai ser só subida pela frente, não tem um trechinho plano.
E não tem como ser diferente, afinal, lá no topo do Pico Malwee são cerca de 550 metros de altitude.
Já a subida de carro dura em torno de 15 a 20 minutos em estrada de chão com algumas curvas que exigem atenção.
- Conhecido dos aventureiros
A estruturação vem fazendo esse “pico” cair nas graças do pessoal, mas o local já é frequentado a bastante tempo pelo pessoal da aventura – especialmente a galera da bike e voo livre, já que o local é rampa para saltos.
“Pelo manos mais de 20 anos é certeza, desde que comecei a voar em 2005 o pessoal já voava lá e quem voava antes do que eu já falava dos voos feito lá”, comenta Maicon Pellense, do Clube de Voo Livre.
O local também recebia o pessoal que fazia caminhadas e pedaladas.
Quando eu posso ir?
O espaço, como o Parque Malwee, é privado e fica aberto em horários específicos. É possível entrar das 7h às 18h, todos os dias da semana.
O pessoal da manutenção afirma que nos fins de semana costuma dar um tempo extra pro pessoal permanecer lá em cima, mas o portão fecha às 18h
O que tem lá em cima?
Bom, o espetáculo principal é a imensidão. A vista proporcionada do topo do Pico tira o fôlego. E como existem vários lados do morro que é possível acessar, dá pra ir notando diferentes ângulos do cenário.
O espaço tem banheiros, inclusive com acessibilidade para cadeirantes. A estrutura está sendo melhor preparada para dar ainda mais condições nesse sentido.
Também estão espalhadas pela propriedade 19 choupanas com churrasqueira, água corrente e mesinhas. O esquema é “quem chegar primeiro leva”.
É possível passar o dia no local, aproveitando essa conexão com a natureza. E vem o alerta desde o caminho “não é permitido som”. É pra curtir o som do vento, dos pássaros e realmente se integrar.
Nos fundos, logo atrás do mirante de vidro, também tem uma cesta de basquete e algumas traves de futebol para quem quiser bater uma bolinha.
- Pra ver o sol nascer
Um dos momentos do dia para aproveitar o potencial desse pico é o amanhecer. A angulação garante aos visitantes ver o sol surgindo com muita beleza no horizonte.
Sobre o artigo que você leu
“Descobrindo a Região” é uma série sobre aquelas pérolas pouco conhecidas do turismo regional. Refúgios, roteiros, paisagens, restaurantes legais, eventos típicos etc. Aqui sempre vai ter algo que possa te inspirar a um passeio que não exija ir muito longe.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER