Compartilhe este conteúdo agora:
Cativar e formar leitores sempre foi uma tarefa desafiadora para professores, escritores e apaixonados por livro em geral.
Nos dias de hoje, com Netflix, Facebook, Instagram e inúmeras outras formas barulhentas de entretenimento que disputam seu tempo com o silencioso livro, a tarefa se torna mais complicada ainda.
Imagine se for para ler algum clássico da literatura mundial, então, aí babou! Mas, estamos aqui para quebrar velhas ideias e preconceitos (principalmente das coisas que não conhecemos) e batemos o pé afirmando que, é possível sim se divertir lendo clássicos.
Você não precisa começar lendo Crime e Castigo, Os Miseráveis, Dom Quixote, Em Busca do Tempo Perdido ou Ulisses.
O importante é saber por onde começar, e aqui vão algumas dicas para mostrar que nem só volumes grossos se faz um clássico. E o melhor, todos eles estão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal.
1. O velho e o mar, Ernest Hemingway
Esse livro vai mudar a sua opinião sobre os clássicos. Com apenas três personagens, essa leitura tão simples quanto encantadora, tem pouco mais de cem páginas e é citado em muitas listas de “livros fáceis para se ler em um único dia”.
Foi um livro decisivo para que Hemingway fosse agraciado com o Nobel de Literatura. Este escritor influenciou fortemente a literatura nos anos de 1930 e 1940, pelo seu estilo e pela ambientação de seus romances.
Falar de literatura sem ter lido O velho e o mar é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor.
2. A metamorfose, Franz Kafka
Este livro tem um dos melhores começos da história da literatura: “Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso…”
O enredo que passeia por situações surreais, horripilantes, cômicas e familiares é super conhecido: Gregor acorda transformado numa barata.
O livro tem uma leitura rápida, é curtinho também, cem páginas, outra obra para perder o medo dos clássicos, e pode bater no peito dizendo que leu Kafka.
3. O médico e o monstro, Robert Louis Stevenson
Esse é um livro de mistério e terror. A trama é centenária e muito famosa. Foi base para inúmeros filmes, peças de teatro e outros personagens, como o próprio Hulk.
Na história, o advogado sr. Utterson tenta desvendar o mistério que envolve o doutor Jekyll e o senhor Hyde. O doutor Jekyll, ao lado de Frankenstein, são os precursores de uma série de “cientistas loucos” criados ao longo do século 20.
4. Capitães da areia, Jorge Amado
A história de um bando de moleques abandonados, liderados por Pedro Bala, surge como livro de grande importância literária e contestação política nos anos 30.
O narrador deste livro se mostra claramente simpático ao grupo de Pedro Bala. Este personagem que inicia a história como um moleque que arquiteta golpes e furtos, cresce e toma consciência da realidade das classes sociais e termina transformado em homem (operário) se integrando à luta política.
Com um pouco mais de 200 páginas, é um livro dos clássicos brasileiros com a leitura mais fácil.
5. A rosa do povo, Carlos Drummond de Andrade
Clássico de poesias? Temos também. É poesia e é Drummond! Embora o livro tenha grande influência por acontecimentos políticos da década de 40, como a Segunda Guerra e a Ditadura Vargas, ele tem uma grande variedade temática e de técnica.
A coletânea de 55 poemas é considerada por muitos o melhor livro do Drummond.
6. O grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
Gatsby oferece festas babilônicas em sua mansão e, numa delas, tenta se aproximar de Nick (o narrador), com o intuito de estreitar laços com ele e poder se aproximar da prima de Nick, primeiro amor de Gatsby, agora casada.
É um livro curto e de narrativa tranquila, um pouco lenta até. Mas obra mais conhecida de Fitzgerald é uma leitura bem agradável e fácil.
7. O apanhador no campo de centeio, J.D. Salinger
Sem dúvidas, este é um dos livros mais marcantes da literatura norte-americana.
É considerado o primeiro e mais importante romance moderno sobre a crise da adolescência. Tudo isso com a narrativa de acontecimentos quase banais de um final de semana da vida de um adolescente de dezessete anos, filho de uma abastada família nova-iorquina.
Duzentas páginas, escrita fácil. Mamão com açúcar. Um empréstimo, sem renovação, liquida a questão.
8. O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry
Certamente você já ouviu alguma frase perdida de O pequeno príncipe, algum desenho referenciando o livro ou conhece, por cima a bela história do garotinho que vive em seu planetinha, cuida de sua rosa e pega carona num cometa para sair pelo universo.
O livro é emocionante, bonito, super rápido e fácil de ler. Num domingo chuvoso, compre guloseimas, pegue uma coberta, lenços (por que você vai chorar) e se embarque no avião do Antoine de Saint-Exupéry.
9. A hora da estrela, Clarice Lispector
O último livro de Clarice é uma novela de pouco mais de 80 páginas e traz ao leitor a história de Macabéa, contada por Rodrigo S. M., um narrador que não conta apenas a história da moça de 19 anos, mas registra também reflexões e sentimentos próprios através de suas digressões.
Por isso, não se engane, ele é um livro curto, magrinho, mas poderoso em seus três níveis narrativos. Leia com calma e, se precisar, releia para aproveitar todo o conteúdo que essa grande escritora deixou pra nós.
10. E não sobrou nenhum, Agatha Christie
Popularmente conhecido como O caso dos dez negrinhos, este livro foi eleito pelos fãs de Agatha Christie o melhor de seus livros.
Na trama, dez suspeitos encontram-se isolados em uma ilha onde assassinatos são cometidos em sequência e seguindo os versos de uma canção infantil. A trama policial é uma ótima pedida para adentrar no mundo da Rainha do Crime.
Conteúdo Absoluto Por Acaso
Gostou da experiência? Nós a chamamos de Conteúdo Absoluto, um programa que oferece jornalismo sem interrupção por publicidade. Cada artigo em nosso site tem seu próprio e único apoiador.
O Senai Jaraguá do Sul é um dos padrinhos da sua leitura, legal né?
Clique aqui, saiba mais sobre a proposta e veja como participar.
Participe deste artigo!
Tem algum clássico fácil pra recomendar também? Aliás, nem precisa ser um clássico… qual é seu livro favorito? Deixa um comentário ai embaixo ou na página de contato, A GENTE QUER SABER! 😃
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER