Clique para compartilhar
Falta espaço, tempo, dinheiro. São muitos fatores que fazem as pessoas se distanciar do cultivo de qualquer alimento, até uma simples couve.
É mais fácil ir até o mercado. Mas será que é tão prazeroso quanto colher uma verdura direto da terra?
Para mais de 300 famílias de Jaraguá do Sul a resposta é não. São cerca de 30 pontos em áreas urbanas do município que recebem hortas comunitárias, parte do projeto Germinar.
Além do espaço, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento fornece todo material para esse crescimento coletivo acontecer. Sementes, adubo e até mesmo a tela para cercar o terreno.
O gerente de planejamento e abastecimento agrícola, Adriano Luiz Roik, explica que o primeiro passo é manifestar a vontade de criar uma horta em grupo. Os pedidos precisam incluir, pelo menos, duas famílias.
Grupo de haitianos promove cultivo de horta no Rau. Foto: Eduardo Montecino/OCP News
Como criar a própria horta comunitária de sua vizinhança:
- Requerimento: é preciso fazer o pedido na área a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento através de uma associação de moradores. Se não conhecer a associação do bairro, basta entrar em contato com a Secretaria.
- Disponibilidade: o poder público avalia a situação do terreno, se a pessoa tem uma área em mente, ou busca uma área próxima. Se não houver plano para construção de alguma estrutura municipal, a área é liberada.
- Água para regar: a Secretaria pede a ligação de água ao Samae, que não terá custo para os moradores.
- Área preparada: é feita toda a infraestrutura do terreno, limpeza e canteiros para começar a produção, pela própria Secretaria.
- Cultivo: começa com a entrega de substrato, mudas e adubo para o início da plantação.
- Horta protegida: são fornecidos palanques e telas para cercar a área.
- Frequência: os moradores precisam manter o cultivo. Se a iniciativa não der certo, a horta é desativada.
Lei municipal incentiva a prática
Quando foi organizado o projeto de hortas comunitárias, em 2017, eram 19 pontos. Agora, dois anos depois, surgiram mais 11 e existem pelo menos 10 grupos em espera.
Segundo Roik, existem centenas de áreas disponíveis para o projeto, mas a espera é necessária pela capacidade de investimento da Secretaria.
A formalização de todo o processo, com criação de regras e suporte técnico e estrutural do poder público aumentou o interesse das pessoas, acredita o gerente.
- Como faço contato para começar?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Jaraguá do Sul pelo telefone 2106-8111 ou 2106-8114. Também pode ir pessoalmente, na rua Ângelo Rubini, 600, na Barra do Rio Cerro (veja no Google Maps).
Mais informações também estão disponíveis no decreto com regulamento 12.757/2019 e lei municipal 7.543/2017.
Conteúdo Absoluto Por Acaso
Gostou da experiência? Nós a chamamos de Conteúdo Absoluto, um programa que oferece jornalismo sem interrupção por publicidade. Cada artigo em nosso site tem seu próprio e único apoiador.
O Senai Jaraguá do Sul é um dos padrinhos da sua leitura, legal né?
Clique aqui, saiba mais sobre a proposta e veja como participar.
Sobre o artigo que você leu
“Faça Você Mesmo” é uma série sobre atividades, um espaço de inspiração e aprendizado pra quem está querendo inovar, construir, criar algo novo ou impactar sua comunidade. Você tem ai alguma dúvida sobre um procedimento e precisa de ajuda? Conta pra gente!
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER