Compartilhe este conteúdo agora:
Jaraguá do Sul nunca teve registros de neve, segundo dados da Defesa Civil. Mas quando o frio bate em Santa Catarina, o clima costuma ficar gelado no vale.
Mas qual foi o friozão mais severo registrado por aqui?
Bom, desde que existe um histórico de monitoramento da Epagri/Ciram, o frio mais intenso que bateu por aqui foi em julho de 2013, quando a estação meteorológica do Jaraguazinho marcou 0,5 ºC negativos, inclusive com queda de geada.
O fenômeno aconteceu durante a nevasca histórica em Santa Catarina, fenômeno que não era visto desde a década de 1980. Os cristais de gelo cobriram 127 municípios catarinenses, de acordo com a Epagri/Ciram.
Em Jaraguá do Sul também houve registros de temperaturas perto de zero grau em julho de 2017, com 1,5°C na estação do Garibaldi, e junho de 2016, com 0,6°C no Rio da Luz.
O frio mais intenso, conforme explica o coordenador regional da Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves, costuma bater nas regiões de pé de Serra – como nas regiões do município a caminho de Pomerode, Rio dos Cedros e Corupá.
Como é o caso da localidade do Ribeirão Manso, que liga o município a Corupá pela serrinha de Santa Luzia.
Conforme relato dos proprietários da Fazenda Leão da Montanha, localizada na região, já foram registradas mínimas de -5ºC negativos por lá – com geadas contundentes no amanhecer.
O acúmulo de água nessas regiões que recebem os afluentes vindos das serras e a sombra projetada pela geografia costumam fazer o frio ser mais intenso, assim como a sensação térmica.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER