Compartilhe este conteúdo agora:
Provavelmente você que é da região já deve ter visitado – por algum motivo – o Hospital e Maternidade Jaraguá, mais conhecido como o “Hospital do Morro”, em Jaraguá do Sul. Mas já reparou no nome da única rua que dá acesso ao prédio?
Paramos aqui na redação para notar que aquela via de acesso ao Hospital tem o nome de Motoristas de Mil Novecentos e Trinta e Seis (1936).
A curiosidade bateu e fomos atrás da explicação. E para descobrir o motivo desse nome, falamos com a historiadora Silvia Kita, que também é coordenadora do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul.
Segundo ela, esses motoristas/taxistas, na época chamados de choferes, foram um dos principais grupos que apoiaram e buscaram recursos para a construção do primeiro hospital da cidade.
“Na verdade, o ano correto para o nome seria 1926, quando eles começaram a auxiliar fortemente em um movimento que existia na cidade inteira – com apoio de entidades diversas e o jornal O Correio do Povo – para angariar recursos para a construção do Hospital São José”, explica Silvia.
Contexto histórico
Na década de 1920, Jaraguá do Sul era apenas um distrito de Joinville e não existia uma unidade de saúde para atender a região. O hospital mais perto ficava em terras joinvilenses e os médicos vinham atender poucas vezes por semana, sem profissionais fixos.
E, para mudar esse cenário é que começou, em 1921, um movimento pró hospital, que se intensificou em 1925, com a criação da Sociedade Hospital de Jaraguá.
“Foi aí que descobrimos que esses motoristas não foram os protagonistas da construção do hospital e sim toda a comunidade. Mas eles tiveram um papel muito importante no processo e eram pessoas muito preocupadas em fazer o projeto sair do papel”, completa a historiadora
Para angariar fundos, os motoristas e a comunidade organizavam churrascos, torneios de futebol e promoviam bailes para envolver os moradores.
“Eles viam a real necessidade da criação do hospital na cidade, pois levavam as pessoas para receber tratamento em Joinville. E o acesso era ruim, com estrada de barro e muitos buracos”, conta.
E para homenagear esses motoristas dedicados à criação do hospital, foi assinada a Lei 172 de maio de 1967, colocando o nome da rua de Motoristas de Mil Novecentos e Trinta e Seis, em alusão a essas pessoas e ao ano de fundação do primeiro hospital da cidade.
Inauguração do primeiro hospital
Quem cedeu o terreno para a instalação do Hospital São José foi o comerciante Jorge Czerniewicz, uma das pessoas mais influentes naquela região (e deu nome à principal rua do bairro). A construção do prédio iniciou em 1935, sob o comando de Padre Alberto Jacob.
A obra foi concluída e inaugurada em 22 de novembro de 1936. O São José funcionou no morro da rua dos Motoristas até o ano de 1959, quando se mudou para o Centro da cidade.
Em setembro de 1960 a edificação foi vendida para a Comunidade Evangélica Luterana – por um preço simbólico – e, depois de passar por reformas e ampliações, foi inaugurada a nova estrutura, em 27 de fevereiro de 1966.
O novo hospital passou a chamar-se Hospital e Maternidade Jaraguá, conhecido por nós hoje, carinhosamente, como o “Hospital do Morro”.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER