Compartilhe este conteúdo agora:
Ah, o aroma do café! Tem horas no dia que aquele que vier tá bom, de cápsula, um Melita da cafeteira, um Dois Corações coado…
Mas tomar café pode ser uma verdadeira experiência de sabores, como apreciar um vinho ou uma cerveja artesanal.
Se antigamente era preciso ir a grandes centros para ter uma diversidade de opções, hoje os cafés de Jaraguá do Sul já se adaptaram e diversificaram o cardápio.
Para ajudar a entender melhor as opções, a barista Ana Cláudia Amaral conta um pouquinho do que sabe. Ela trabalha a 10 anos em cafeterias e é barista certificada a 2 anos.
Começando pelo café. Qual a diferença de tomar uma bebida preparada com grãos moídos na hora?
Segundo a Ana, o café logo que torrado adquire propriedades aromáticas que são melhor preservadas quando o café ainda está em grão.
“Logo que o café é moído inicia a liberação dessas propriedades gerando um aroma inigualável e um sabor mais fiel a proposta, da bebida além dos óleos aromáticos mais presentes”, comenta.
A barista ressalta que é possível comprar cafés de excelentíssima qualidade já moídos, porém quanto mais recentes a torra e a moagem do café mais qualidade se extrai.
Entre os métodos de preparo, não existe melhor ou pior. É questão de gosto mesmo, já que os resultados variam bastante.
Um dos mais badalados do momento é o Hario V60, que é uma evolução do filtro clássico que todo mundo tem em casa, que resulta em uma bebida mais limpa e suave, evidenciando a acidez.
Outro interessante é a prensa francesa ou french pressa, onde se tem um café mais encorpado e rico em aromas.
Café Cultura
Esse mini bistrô com espaço aconchegante oferece 5 opções de preparo: a french press, Hario v-60, café passado, chemex e o clássico expresso.
São formas de preparo que, como a Ana Cláudia nos explicou, garantem resultados bem diferentes.
O café tem opção de venda de vários grãos, mas é servido apenas o blend da casa, uma mistura das espécies burbon amarelo, catuai vermelho e icatu amarelo.
Mad’s Café
Esse café cheio de personalidade trabalha com cafés gourmet. Tem o método com coador, em que o próprio cliente pode passar seu café sentindo os aromas do preparo.
Outra opção é com a prensa francesa, que segundo o pessoal do Mad’s oferece uma fusão mais densa entre o café moído e a água.
Ele costuma ser servido sem leite para que o paladar sinta todas as propriedades extraídas nesse processo de infusão.
Coletivo 73
Esse café cheio de personalidade trabalha com cafés gourmet. Tem o método com coador, em que o próprio cliente pode passar seu café sentindo os aromas do preparo.
Outra opção é com a prensa francesa, que segundo o pessoal do Mad’s oferece uma fusão mais densa entre o café moído e a água.
Ele costuma ser servido sem leite para que o paladar sinta todas as propriedades extraídas nesse processo de infusão.
Cafeteria Grafipel
Entrar numa livraria com aroma de café já é em si um prazer. Você pode sentar entre os livros e aproveitar uma bebida fresquinha.
A cafeteria trabalha com grãos mineiros da marca Santa Mônica, oferecendo uma bebida com notas achocolatadas, doçura acentuada, baixa acidez, cremosidade e baixo amargor.
Olha essa descrição! Existe uma forma de aproveitar esse cafézito especial com grão moídos na hora.
Confeitos e Afetos
Nesse recanto charmoso à beira do rio você vai encontrar três métodos de extração de café: expresso, coado ou na prensa francesa. Todos com grãos de café moídos na hora.
Segundo a equipe de lá, para a prensa francesa usamos um graõ de café do tipo especial com aroma de frutas amarelas, caramelo e mel.
Por conta do método, o sabor do café é bem acentuado e tem ótima saída.
O próprio cliente tem a experiência de aguardar o tempo de infusão pela ampulheta e abaixar o êmbolo da prensa. A ideia é proporcionar um momento de pausa e de apreciar um café especial.
Duckbill
O cuidado com o café que chega na xícara começa na seleção do grão. Essa cafeteria conta com um café gourmet produzido na região de Alta Mogiana, selecionado desde a colheita.
Como a especialidade da casa são cookies, o café expresso pode ser tomado pretinho ou é existem outros preparos derivados.
Bem Me Quer
Nessa cafeteria cheia de propósito você encontra cafés feitos a partir de grãos Santa Monica, moídos na horinha.
A partir desse grãos fresquinhos são feitas opções de café com leite, mocca, café com chocolate, com Nutella e café com chantilly.
- Quer preparar um café gourmet em casa?
A Ana Cláudia separou pra gente algumas dicas e cuidados na hora de comprar um café especial.
• Verificar a data e intensidade da torra.
• Verificar se a embalagem contém válvula unidirecional.
• Não colocar o café na geladeira.
• Evitar de colocar em lugares muito quentes.
• Evitar recipientes transparentes – se possível, deixar dentro da própria embalagem do café.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER