Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

O Zoo Pomerode conta agora com um novo espaço para os flamingos. De acordo com a lista vermelha da International Union for Conservation of Nature (IUCN), versão 2015.2, a espécie está quase ameaçada de extinção com a sua população sofrendo declínio. Devido a essa situação, o maior zoológico de Santa Catarina projetou o recinto, de 142 metros quadrados, visando a reprodução dos animais.

Foto: Divulgação Oficina das Palavras

Foto: Divulgação Oficina das Palavras

Para maximizar o potencial reprodutivo foram instalados 25 metros lineares de espelhos nas duas áreas de ninhais. “Esta espécie reproduz em grandes colônias e os espelhos são ferramentas que nos permitem dar às aves esta impressão. Ao verem o reflexo, elas pensam estar em grande número, o que favorece a reprodução”, afirma o biólogo do Zoo Pomerode, Cláudio Hermes Maas.

Foto: Divulgação Oficina das Palvras

Foto: Divulgação Oficina das Palvras

O novo ambiente (habitat) também possui um lago de água cristalina que permite ao público visualizar o comportamento de alimentação das aves, que ocorre por filtração, além dos detalhes da anatomia dos flamingos. Os animais vieram do IBAMA do Espírito Santo.

Fonte: Oficina das Palavras