Por: João Marcos | 6 anos atrás

Ok, essa não é uma notícia que se vê todo dia, vi lá na Super e achei interessante.

A urina animal e humana ajuda a absorver carbono da atmosfera. É o que diz um novo estudo divulgado pelo pesquisador espanhol Manuel Jiménez Aguilar no Journal of Hazardous Materials (Jornal de Materiais Tóxicos). E quer saber como o xixi poderia retirar do ar o principal gás causador do efeito estufa? Por meio do uso de containers ou chaminés industriais e domésticas, que exalariam a urina!

Segundo os pesquisadores, cada molécula de ureia contida na urina produz um mol de bicarbonato de amônio e um mol de amônia, que tem a capacidade de absorver 1 mol de dióxido de carbono. Aguilar explica que um litro de xixi pode absorver alguns gramas de CO2 durante seis meses, de modo que a emissão do gás reduziria em 1%.

Mas, para que a urina não entre em decomposição nos reservatórios das chaminés, a sugestão de Aguilar é misturar uma pequena quantidade de um líquido que sobra do processo de centrifugação da pasta da azeitona – de acordo com o cientista, o fluido é escuro e fedido.

Depois de toda a absorção de gás – que poderia ser detectada por meio de um sistema de controle -, o líquido pode ser usado como fertilizante natural na agricultura. Leia a apresentação do estudo.

….

Pra que usar chaminés e containers? Deixa dois dias sem limpar um banheiro químico, que teremos o mesmo resultado. Vale lembrar que, muito se fala de esse aquecimento global ai ser uma farsa, olha só.