Por: Rodrigo dos Anjos | 3 anos atrás

Sistema-de-Tracao-WEG-na-primeira-frota-brasileira-de-onibus-movidos-a-hidrogenio_noticia_detalhe_w

Os motores e inversores fabricados pela empresa jaraguaense WEG equipam a primeira frota de ônibus movidos a hidrogênio para transporte urbano no Brasil. A WEG forneceu o Sistema de Tração para três ônibus da empresa Metra, que opera em São Paulo o Corredor Metropolitano de Ônibus ABD, ligando a Região do ABC às zonas Leste e Sul da capital paulista. Os ônibus vão circular a partir deste mês de julho.

Segundo a empresa, o Sistema de Tração WEG é a mais recente tecnologia em sistemas de tração de veículos de grande porte. O sistema gera uma redução de peso de 45% nos equipamentos fornecidos, o que diminui o consumo de energia.

A tecnologia de propulsão dos veículos é totalmente livre de emissões de poluentes, uma vez que o combustível é produzido a partir da água. O hidrogênio é obtido por meio de um processo denominado eletrólise, que é a decomposição de água (H2O) em oxigênio (O2) e hidrogênio (H2). Portanto, em vez de fumaça com materiais tóxicos, o ônibus solta apenas vapor d’água.

O projeto foi desenvolvido sob Contrato de Pesquisa financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com recursos do Global Environment Facility (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP), por meio do Ministério de Minas e Energia.

(fonte do realease)