Por: João Marcos | 30/09/2015

Em lista feita pelo Estadão com dados do Observatório das Multinacionais Brasileiras da ESPM, mostram que o Brasil tem cerca de 400 empresas multinacionais, espalhadas por 56 países.

Sendo então que com esses dados, a Forbes apontou dez dessas empresas como destaques, seja por sua popularidade ou por seu faturamento, que merecem a atenção e admiração do público brasileiro.

hehe

A WEG está entre elas, a catarinense atua há 54 anos no setor de produção de bens de capital, aqueles que não são destinados ao consumidor final, mas às empresas.

Um bom exemplo são os robôs das linhas de produção ou motores elétricos para fins industriais. A companhia atua em cinco campos principais: energia, transmissão e distribuição, automação, tintas e motores. A WEG está presente em onze países, com vinte fábricas e faturou R$ 7,8 bilhões em 2014.

size_810_16_9_weg

A lista também dá destaque para:

Alpargatas, dona das marcas Havaianas, Dupé, Topper, Rainha, Magga Shop e Sete Léguas. Que tem mais de 400 empresas multinacionais espalhadas por 56 países.

BRF, resultado da fusão da Sadia com a Perdigão, a empresa do setor de alimentos possui fábricas em cinco países e seus produtos atendem outros 120.

DMS Logistics, especializada em serviços logísticos e aduaneiros, a empresa está em quatro países, além do Brasil, e deve expandir suas atividades para o México e o Equador, em 2016

Embraer, é a quinta maior exportadora de jatos executivos e principal exportadora brasileira de produtos de alto valor agregado. A empresa possui fábricas nos Estados Unidos, Portugal e na China e vende para mais de 70 países.

Artecola, essa atua em diversos setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, transportes, energia eólica, segurança do trabalho, construção civil, entre outros. A empresa possui 20 fábricas espalhadas por 7 países.

Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria está presente em cinco países e exporta para mais de 40 nações.

JBS, é Friboi? Líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e de aves. A empresa está presente em 24 países pelo mundo.

Stefanini, atuante no mercado de tecnologia da informação, a Stefanini nasceu em 1987 e se tornou uma das empresas mais versáteis do setor. Possui unidades em cerca de 33 países e mais de 20 mil funcionários espalhados pelo mundo.

Vale, é uma das maiores mineradoras do mundo e líder mundial quando o assunto é extração de minério de ferro e de níquel. A Vale emprega ainda cerca de 200.000 trabalhadores, somando contratados e terceirizados