Por: Tita Pretti | 4 anos atrás

up

A próxima semana pode ser o marco inicial para a história de Jaraguá do Sul como futuro polo inovador na indústria. Pelo menos, é este o objetivo do Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano Econômico Sustentável de Jaraguá do Sul. A instituição, junto com o ProJaragua e com a Prefeitura – com apoio da Acijs, realizam a UP Week, que irá trazer cases, através de palestras, de empresas que inovaram e que conquistaram sua vaga no mercado. O evento é gratuito e ocorre nos dias 10 e 11 de novembro e será no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas).

O pontapé do evento começa na plenária ACIJS-APEVI, às 18 horas de segunda-feira. A criação do Parque Distrito de Inovação será o tema abordado pela coordenadora de projetos daFundação CERTI – organização de pesquisas, desenvolvimento e serviços tecnológicos – Maria Gorete Hoffmann. Ela falará sobre um estudo realizado sobre a economia de Jaraguá do Sul.

Segundo o presidente do Instituto Jourdan, Benyamin Parham Fard, uma área hoje localizada perto da universidade poderá abrigar o Parque Distrito de Inovação. O local terá zoneamento específico. Ainda há o objetivo em criar uma lei de incentivo para atrais as empresas de inovação tecnológica. “Queremos focar em nossa vocação, como energia e moda, mas queremos atrair as empresas de software”, complementou o presidente.

Após a plenária, o evento segue para o auditório do Cejas com a palestra internacional de Sarah Iannarone, da Portland State University. Às 20h15, Guilherme Stocco, do Buscapé, fala sobre uma das empresas de maior sucesso na internet.

No dia seguinte, as palestras começam já às 14 horas e contam com três cases catarinenses, sendo um jaraguaense: Guido Jackson falará sobre o Pip!, rede social de Gastronomia. Durante a noite, a presença do Líder de Desenvolvimento de Mercado do Facebook no Brasil, Wesley Barbosa, promete atrair principalmente estudantes e universitários.

“O Instituto Jourdan tem buscado trabalhar a diversificação da matriz econômica de Jaraguá. E trazer este conhecimento de inovação e agregar valor aos nossos produtos é fundamental”, lembrou Benyamin Parham Fard.

Para se inscrever é preciso reservar seu lugar. Serão disponibilizadas 400 vagas para cada dia. A inscrição é feita somente pelo 0800-570 0800, através do Sebrae, que realiza o apoio técnico do evento. Para mais informações, procure o Instituto Jourdan pelo info@jourdan.org.br.

Confira a programação completa do evento:

10 de novembro, segunda-feira:

19 horas: ABERTURA
19h15: Sarah Iannarone (Portland State University)
20h15: Guilherme Stocco (Buscapé Company / Koolen & Partners Smart Venture Capital)
21 horas: Painel
21h30: Encerramento

11 de novembro, terça-feira:

APRESENTAÇÃO DE CASES

14 horas: Case 1 Worms (Paolo Conti – Diretor do filme de animação feito em Florianópolis)
14h30: Case 2 Cine Burguer (Jéssica dos Santos – vencedora Categoria Serviços do Plano de Negócios Sebrae 2014)
15 horas: Case 3 Pip! (Guido Jackson – cofundador Rede Social de Gastronomia, Jaraguá do Sul)
15:30: INTERVALO

Tarde: TEMA Como Atrair e Reter Talentos no setor de Inovação

16 horas: Moacir Cardoso (Neo Grid)
16:30: Sebastião Lauro Nau (WEG)
17 horas: Palestra 2 Paulo André Charchut Leszczynski (Headhunter)
17:30: INTERVALO

Noite: TEMA Inovações na moda, indústria do plástico, ações sociais da ONU e mídias sociais.

18 horas: Rogerio Kohntopp – Tecnologia, Qualidade, Sustentabilidade e Inovação da Tigre S/A
19h30: Prasenjit Tito Chowdhury (Palestrante Internacional, Portland FashioNXT / Project Runway)
20:30: Wesley Barbosa (Líder de Desenvolvimento de Mercado Facebook)
21:15: ENCERRAMENTO/NETWORK

Via Acijs.