Por: João Marcos | 4 anos atrás

Sim, talvez ao ler esse título a primeira coisa que você pensou foi:

Eu nem sabia que Sessão da Tarde ainda existia…

Ou:

Quando foi a última vez que assisti Sessão da Tarde?

Não importa! Dois pontos são mais importantes do que isso no momento e merecem ser analisados.

O primeiro deles é que morre mais um “patrimônio cultural” de muitos de nós, a geração que cresceu sem Netflix, Youtube, DVD e outros dispositivos. Mesmo sem poder acompanhar a programação atual da Sessão, essa galera não tem como ficar indiferente ao fato… Cenas como essa ficarão ainda mais difíceis de se encontrar na TV Aberta:

Um mundo sem reprises Jumanji, simplesmente não é um mundo que eu conheça:

jumanji-dark-mystery-hidden-in-jumanji-for-nearly-20-years

Obviamente não esqueci de diversos outros clássicos que cairão no ” limbo do esquecimento”, e essa era uma das funções da Sessão da Tarde: nos lembrar dos bons filmes e momentos que vivemos com eles, tal qual aquele álbum de fotografias velho e empoeirado que você tem no fundo do guarda-roupas.

Consegue imaginar que filmes como Namorada de Aluguel, E.T, Esqueceram de Mim, O Grande Dragão Branco, O Náufrago (WILSOOOOON!), Goonies e até mesmo Lagoa Azul – pasmem – não passarão mais na tela do plimplim? 🙁

Outro ponto para ser analisado com essa queda vai pra quem ainda tinha dúvida ou respaldo:

A Internet veio pra ficar, e ficará cada vez mais difícil não depender dela!

O acesso a conteúdos como o da Sessão da Tarde é cada vez mais facilitado na rede, seja por canais de streamming como Netflix e PopCorn Time, seja pelo Youtube que hoje já permite upar filmes completos, ou mesmo – aqui sem apologia alguma – o desenfreado compartilhamento ilegal de arquivos, também conhecido como pirataria.

Sim, eu sei que além dela tem diversos outros fatores (como a TV paga, por exemplo) mas que não dá pra ignorar a influência do “www” isso eu afirmo com toda certeza.

Mas ei, se a Globo realmente tirar a Sessão da Tarde do ar, deveria NO MÍNIMO rolar alguma programação especial do tipo “Os maiores sucessos da Sessão da Tarde” na tela hein? Céus, seria lindo.