Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás

Captura de Tela 2014-05-28 às 21.38.09

Parar de gastar tempo com coisas sem importância é um dos desafios dos profissionais hoje em dia. Qualquer passadinha no Facebook ‘só para dar uma espairecida’ pode acabar se transformando em horas de tempo perdido, com infinitas abas abertas de conteúdo que acaba sempre ficando para ler mais tarde. Enquanto isso, você não trabalha, e a sua produtividade fica lá no chão.

Pedro Burgos falou bastante sobre a importância de saber monitorar o seu tempo no livro “Conecte-se ao que importa”. Ele sugere o uso do RescueTime para entender melhor onde você anda gastando seu tempo enquanto está no computador. Eu uso o DeskTime, que tem um objetivo bem semelhante, e com isso tenho aprendido a me controlar mais, definir momentos para o ócio digital, o que ajuda a focar mais nas tarefas que realmente valem a pena (e que me pagam, já que Mark Zuckerberg não me dá nenhum centavo por rolar infinitamente o News Feed).

No entanto, tem gente tomando medidas mais drásticas. O comunicador Fábio Bracht relatou em uma postagem no Medium a experiência de simplesmente ‘apagar’ o seu feed de notícias da rede social, com o auxílio de uma extensão do Chrome, a Kill News Feed.

O objetivo dessa extensão é acabar com a ‘página inicial’ com notícias dos seus amigos e conhecidos. Ao invés das novidades, uma mensagem lembra você de não ser distraído dos seus afazeres ao passear pelo Facebook.

Captura de Tela 2014-05-28 às 21.39.54

 

Existem outras extensões que fazem o mesmo, como a News Feed Erradicator, que inclui algumas frases motivacionais – ou sarcásticas, como essa: “Procrastinar é como usar um cartão de crédito: é muito divertido, até você receber a fatura”.

Captura de Tela 2014-05-28 às 21.40.53

 

Se você usa o Facebook no trabalho como uma forma de contato, o interessante é que essas extensões acabam apenas com o feed de notícias, mas não com as outras funções da rede social. Continua sendo possível visitar listas customizadas (como dos seus melhores amigos ou familiares), checar perfis, participar de grupos e usar o chat.

“O fato é que nunca me senti perdendo tempo no Facebook quando estou conversando com meus amigos. Todas as vezes em que me senti mal por ter ficado horas no Facebook, em vez de investir meu tempo em algo mais útil, foi quando me peguei rolando o News Feed infinitamente por pura inércia”, explica o texto de Fábio Bracht, antes de concluir que talvez o grande problema não seja a rede social, mas a página inicial que mostra o feed de notícias.

Captura de Tela 2014-05-28 às 21.41.51

Bloquear essa página de rolagem infinita de conteúdo que não necessariamente te interessa pode ser um bom jeito de começar a deixar de procrastinar. A sua navegação social volta a ser mais ativa, já que você precisará ser movido por uma curiosidade direcionada – o que será que aquele meu amigo está compartilhando? –, o que de certa forma lembra o que acontecia no finado Orkut.

Além disso, o feed de notícias continua acessível através de dispositivos móveis, nos quais a extensão não está instalada. Portanto, se quiser driblar o tédio em uma fila, ainda é possível rolar infinitamente pelo Facebook no celular ou no tablet. “O problema era matar o meu tempo enquanto eu deveria estar trabalhando, estudando, escrevendo ou resolvendo outros problemas”, conclui Bracht.

Fica aí o desafio: você teria coragem ou vontade de simplesmente desaparecer com o seu feed do Facebook?

Via BrainStorm9