Por: André Marques | 4 anos atrás

dicas-dizer-nao-trabalho-noticias

As pessoas podem precisar de um favor, empréstimo ou apenas de uma carona. Mas você provavelmente não vai estar disponível para todos a todo o tempo. Então aqui vão alguns ‘ensinamentos’ que vão te ajudar a disparar “nãos” com mais facilidade.

Situação: uma amiga – não das mais próximas, mas uma que eu respeito e admiro – precisou da minha ajuda com um projeto. O prazo restante dela era de sete dias e a moça precisava apenas de algumas horas do meu tempo. Estava disposta até a me pagar por uma ‘mãozinha’. Eu ajudaria?

Eu respirei fundo, dei uma olhada no meu calendário e continuei a mastigar minha refeição.

voce-sabe-dizer-nao

Eu provavelmente poderia espremer aquele pequeno projeto na minha semana. Se eu ficasse acordado até um pouco mais tarde e acordasse mais cedo, além de tirar um tempinho no final de semana… É, daria pra ajudar.

Mas só de pensar naquilo, eu já me sentia amargo e ressentido. A verdade era simples: eu não queria ajudar.

O projeto não me animava tanto, o dinheiro não deixava ele mais interessante. Eu preferiria ter aquelas horas investidas em um dos meu próprios projetos do que trabalhar no de outras pessoas.

Não havia razão aparente para que eu dissesse “sim” para o pedido dela – além de “ser legal” e “ajudar um amigo”, é claro”. E enquanto eu gosto de ser legal com as pessoas, as vezes, a resposta precisa ser “não dessa vez”.

no

E, rapaz, é uma coisa divertida: mesmo se você for um escritor profissional e um estrategista da comunicação que ganha a vida dando conselhos para as pessoas sobre o que e como dizer, falar “não” para um amigo ainda é um cenário bem traiçoeiro. Especialmente quando você fica com medo de danificar seu relacionamento com essa pessoa.