Por: Anderson Kreutzfeldt | 4 anos atrás

hein-600x390

Apesar dos aspectos físicos, minha opinião sempre será a de “é velho quem quer”, pelo menos no sentido de espírito e comportamento. Na faculdade, por exemplo, conheci pessoas um pouco mais velhas do que eu que já eram idosos de 20 e poucos anos, enquanto também conheci coroas no auge.

Se você pensa diferente, essa pesquisa aqui provavelmente vai te deprimir um pouco:

De acordo com cientistas, a velhice começa aos 27 anos, quando nossas capacidades mentais começam a definhar. O ponto mais alto de nossa habilidade mental é aos 22 anos. Então ela se mantém estável por cinco anos até começar a decair.

Para o professor condutor da pesquisa, Timothy Salthouse, os resultados indicam que os tratamentos desenvolvidos para controlar o envelhecimento mental devem ser iniciados muito antes, enquanto os sinais de esgotamento cognitivo ainda não estão tão visíveis.

“Os resultados mostraram que o início do declínio da capacidade cognitiva acontece entre os 20 e os 30 anos, mesmo em pessoas saudáveis” declara Salthouse.

O estudo contou com a ajuda de 2 mil voluntários, homens e mulheres, durante sete anos. As pessoas tinham entre 18 e 60 anos e deviam resolver quebra-cabeças, lembrar de histórias e de palavras e reconhecer padrões em números e em letras.

Testes similares são usados para diagnosticar outras dificuldades mentais, declínios ou doenças, incluindo a demência.

A pesquisa, que aconteceu na Universidade de Virginia, nos EUA, mostrou que nove a cada doze testes indicavam que o ápice da capacidade mental fora alcançada aos 22 anos.

A primeira idade, o marco, em que os “scores” começavam a baixar significativamente foi aos 27 anos.

No entanto, habilidades que exigem um conhecimento “cumulativo” provadas através de testes de vocabulário, ou então através de perguntas de conhecimento geral, mostraram-se crescentes até os 60 anos.

O número 27 é encarado por alguns como um marco negativo – claro, sem se basear em dados científicos – afinal, é a idade na qual muitos músicos famosos morreram. Dentre eles estão Jimi Hendrix, Jim Morrison, Brian Jones, Janis Joplin e Kurt Cobain. 

via @HyperScience