Por: André Marques | 4 anos atrás

Não é brincadeira. Um estudo com esse propósito está em andamento e defende que nosso cérebro pode ser condicionado a preferir somente comida saudável e evitar exagerar na batata frita, desde que ninguém morra de fome, é claro.

Já não é de hoje que a nossa vontade de comer ‘porcarias’ é um vício estimulado pela cultura da sociedade ocidental. Mas alguns cientistas da Universidade de Tufts, nos EUA,  confirmaram essa história toda por meio de algumas imagens escaneadas da área cerebral ligada à recompensa e vício.

comida-saudavel-gordo-engordar-dieta-1344454373156_615x300

Foram examinadas 13 pessoas – homens e mulheres – considerados ‘acima do peso’ e ‘obesos’ e oito deles já faziam parte de um programa de perda de peso. Esses oito, inclusive, apresentaram algum tipo de mudança na área responsável pela ‘recompensa’ no cérebro após um período de 6 meses.

Seis semanas se passaram, foi constatado que as preferências alimentares desse grupo haviam mudado, tendo agora uma preferência por uma dieta rica em fibras e com poucos carboidratos. É importante lembrar que em momento algum qualquer um dos participantes ficou com come, uma vez que é exatamente nesse tipo de momento que a vontade de comer aquele Big Mac aparece e se torna mais difícil de controlar.

gordo

Depois da exibição de diversos tipos de alimentos aos participantes, somente os saudáveis e de baixas calorias que causaram um aumento da reação do cérebro. O que indicava um aumento na “recompensa” e no prazer sentido em comer comida saudável. Por um outro lado, o estudo também constatou que a sensibilidade em relação a alimentos de maior valor calórico apresentou uma redução.

Via O Globo