Por: André Marques | 13/08/2014

A melhor parte é que o câncer de mama está sendo identificado cada vez mais cedo, ainda em fase inicial, quando não palpáveis no exame físico, principalmente em mulheres com menos de 50 anos.

Veja o que o Dr. Darlan Barboza, médico radiologista, tem a dizer sobre a Mamografia digital e a sua comparação com a digitalizada:

“Há uma grande diferença entre mamografia digital, disponível no Centro de Imagem do Hospital Jaraguá e mamografia digitalizada, disponível em outros serviços. Na primeira o detector de raios-x transforma a radiação incidente em imagem digital, que é transmitida imediatamente ao computador. Já na indireta (digitalizada), o detector no aparelho de mamografia contém uma substância que guarda as informações radiográficas. Essa substância é levada a uma máquina que transforma as informações em imagem digitalizada.

Os exames realizados com o mamógrafo digital direto – disponível no Centro de Imagem do Hospital Jaraguá – tornam o processo mais ágil,  já na sala de exames a técnica é capaz de definir se as imagens estão ou não em padrão adequado para a análise e desta forma manipular a imagem, com ajuda do médico radiologista.

A mamografia digital direta oferece imagens com características superiores. Uma das vantagens é o fato do radiologista poder utilizar recursos de ampliação digital, medidas precisas de distância e imagem “negativa” para obter o máximo de informações possíveis, necessárias ao laudo radiográfico.

Vários estudos confirmaram a superioridade da mamografia digital, sendo que uma das pesquisas principais, conduzida pelo Colégio Americano de Radiologia – American Colege of Radiology -ACR) e apoiado pelo Instituto Nacional do Câncer  dos EUA mostrou que o diagnóstico da mamografia digital é superior na identificação das lesões mamárias em mulheres abaixo de 50 anos, nas com mamas heterogeneamente ou extremamente densas e em mulheres na pré-menopausa e na perimenopausa.”

Por estas razões irrefutáveis o Centro de Imagem, sempre priorizando a qualidade em saúde, oferece agora o sistema digital direto de Mamografia, sendo o único serviço de imagem em Jaraguá do Sul e micro região da AMVALI, a ofertar tamanha qualidade em Mamografia, traduzindo pioneirismo e dinamismo em Radiologia.