Por: João Marcos | 5 anos atrás

Os fãs da série “How I Met Your Mother” vão lembrar de um episódio onde o personagem Barney Stinson explica ao grupo sobre o “efeito cheerleader“.

teoria-barney-mulheres

Olhe bem para essa foto. Agora, olhe de novo.

A teoria é simples: quando mulheres andam em grupo, todas parecem mais bonitas do que realmente são. Mas se você olhar atentamente cada uma das mulheres, individualmente, verá que uma ou outra ou até todas não são tão bonitas quanto pareciam. E isso funciona para os homens também.

tumblr_mw65xi97w21t165zro1_500

E não é que Barney estava certo? O psicólogo Drew Walker, da Universidade da Califórnia, decidiu testar a teoria . No seu estudo, ele pediu a voluntários para analisarem fotos de um grupo de pessoas, e depois de cada um individualmente. O resultado foi como Barney já tinha dito: em grupo as pessoas realmente pareciam mais bonitas.

Drew Walker acredita que isso seja resultado da interação entre três fenômenos cognitivos: o sistema visual automaticamente analisa representações de conjuntos de rostos em grupo;membros individuais são classificados pela média do grupo; e, em geral, a média é atraente. Ou seja, quando você olha alguém no meio de um grupo, seu cérebro não analisa rosto a rosto. É como se tudo fosse uma coisa só. Aí cada pessoa recebe a nota média. E geralmente a média é boa.

O jeito é ter sempre gente bonita no seu grupo.

Via TPH