Por: João Marcos | 20/01/2015

Quando o assunto é cerveja, as discussões são das mais acaloradas. Todo apreciador tem sua marca favorita e a defende com quase o mesmo fervor e entusiasmo de um torcedor de futebol. Cerveja no Brasil é coisa séria. Foi pensando nisso que, a revista Prazeres da Mesa – considerada a bíblia da gastronomia nacional – promoveu uma grande degustação do tipo mais popular consumido no país, as Pilsen, e elegeu as melhores em qualidade.

13245cerveja

Para que tudo ocorresse da melhor maneira possível, foram adotados alguns critérios:

– Pesquisaram quais eram as marcas mais facilmente encontradas nos supermercados,
– Foram as compras respeitando os prazos de validade de cada marca,
– Por meio de sorteio definiram a ordem em que seriam apresentadas aos jurados,
– Foram 21 marcas que demandaram cerca de 2h de degustação.

Para ser feita a média das avaliações dos jurados, foram eliminadas as maiores e as menores notas aferidas a cada marca que, resultaram no seguinte quadro final:

1234


Até o sexto lugar, temos cervejas que se destacaram e que formam um grupo separado das demais amostras degustadas. Pela ordem, são elas: Eisenbahn Pilsen, Kirin Ichiban, Therezópolis Gold, Saint Bier e Way.

Todas apresentaram, além de notas altas, comentários positivos dos degustadores. As demais amostras, como tiveram notas praticamente iguais, com diferenças de décimos, formaram os grupos que você viu acima.

Eaí, concordam com o resultado? Sentiram falta de alguma? Deixem suas sugestões nos comentários.