Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

mosquito

Um vapor químico exalado pela pele humana é a principal razão pela qual os mosquitos se atraem pelo sangue humano. Um estudo publicado na revista “Nature” mostra que a sulcatona, uma espécie de feromônio, é um ingrediente que diferencia o nosso odor. Os mosquitos aprenderam a reconhecer esse cheiro há muitos milhares de anos como um sinal de fonte de alimento, dizem os cientistas. Tanto é assim que mosquitos da floresta, que se alimentam de pele de animais, não mostram qualquer preferência por sulcatona, enquanto os mosquitos marrons que vivem dentro e ao redor aldeias na África são altamente atraídos pelo cheiro.

— Sabíamos que esses mosquitos tinham evoluído para adorar o nosso cheiro — disse Leslie Vosshall, da Universidade Rockefeller, em Nova York, que liderou o estudo publicado na revista “Nature”. — Foi realmente uma boa jogada evolutiva. Nós fornecemos o estilo de vida ideal para os mosquitos: sempre temos água ao redor para que eles se reproduzam, estamos sem pêlos e vivemos em grandes grupos — disse o professor Vosshall.

Os cientistas identificaram um grupo de 14 genes no genoma do mosquito que estão fortemente ligados ao seu amor pelos seres humanos e receptores de um odor em particular, que se destacou como altamente ativo aos mosquitos.

Via O Globo.