Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás
Foto Rafaer Verch/OCP

Foto Rafael Verch/OCP

Elen Meira de Lima, 18 anos, aproveitou que o cartório estava pouco movimentado para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. A jovem emitiu seu primeiro título e garantiu o direito ao voto nas próximas eleições. O prazo para quem precisa fazer este procedimento, transferir ou alterar informações do documento termina dentro de 15 dias, no próximo dia 7 de maio, e a tendência é aumentar a procura pelos serviços.

Segundo a chefe do cartório da 87ª Zona Eleitoral, Valana de Azevedo Souza, o ritmo de trabalho é crescente em Jaraguá do Sul. A média nos últimos dias é de 100 procedimentos. “Pelo histórico as pessoas deixam para a última semana, aí não tem jeito, é fila. A gente tem registro de mil atendimentos no último dia”, disse.

Para evitar o transtorno, basta se antecipar. O aposentado Edésio Palano, de 67 anos, conseguiu fazer a transferência do título entre cidades em poucos minutos. “Eu trabalhava em Blumenau e votava sempre lá, como parei de trabalhar, agora vou começar a votar aqui. O atendimento foi bem rápido”, afirma.

A orientação é adiantar o processo, mas quem não conseguir, pode aproveitar os horários estendidos do plantão do cartório, que começam no próximo dia 28. “É bom salientar e reforçar para que as pessoas aproveitem os primeiros dias com esse novo horário” destaca Valana.

A ideia é facilitar. Tanto que o cartório promoveu uma ação para eleitores de Corupá, vinculada a zona eleitoral de Jaraguá do Sul no primeiro fim de semana de abril. Foram 218 operações registradas, com destaque para 141 alistamentos, número surpreendente para a cidade, afirma a chefe do cartório. Uma das metas da justiça eleitoral é justamente conquistar a faixa de eleitores entre 16 e 18 anos, que não tem obrigatoriedade ao voto.

Atendimento na Justiça Eleitoral

• Atendimento normal
das 12h às 19 horas

• Plantão nos dias 28, 29
e 30 – das 9h às 19 horas

• Fechado no dia 1 de maio

• Plantão nos dias 2, 5, 6
e 7 de maio – das 9h às 19h

• Atendimento especial no
fim de semana, 3 e 4 de
maio – das 9h às 16 horas

 Via OCP Online