Por: André Marques | 3 anos atrás

Isso provavelmente vai contra o que a maioria das pessoas entende de culinária. Mesmo assim a America’s Test Kitchen afirma que cozinhar um bife congelado é melhor do que esperar que ele descongele. Foram feitos alguns testes ‘lado a lado’ e não estou brincando quando digo que os bifes congelados ficaram mais saborosos.

cortar-carne-bife

Basicamente, o teste era cortar os bifes ao meio e congelar apenas uma das metades. Todos foram preparados da mesma forma: 90 segundos na frigideira de cada lado e depois levados ao forno até ficarem mal passados (50ºc).

Foi notado que os bifes congelados cozinham melhor por dentro, ficavam com bordas menores de carne que passou do ponto, perdem menos umidade e possuem um gosto melhor. Achou estranho, não é? Eu não, sempre disse isso pra minha mãe.

Todo aquele tempo gasto descongelando bifes não é ‘apenas’ inútil: também piora o sabor.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=uLWsEg1LmaE”]

Mas por quê isso acontece? O ‘nosso amigo’ Dan Souza explica no vídeo:

Um bife totalmente congelado é extremamente frio. Na maioria dos freezers, ele estará a -18°C. Isso significa que a carne abaixo da superfície demora muito mais tempo para passar do ponto, enquanto a parte externa pode chegar a temperaturas altas necessárias para dourar [a carne].

Um bife congelado passa pouco tempo a mais no forno, cerca de dez minutos, se comparado a um bife fresco, e douram – na frigideira – tão rápido quanto os bifes que já estavam descongelados.

via Gizmodo