Compartilhe este conteúdo agora:
Penha está entre os destinos no litoral mais explorados pelos moradores da região. Aposto que todo mundo ouviu falar da cidade, seja por abrigar o Beto Carrero World ou por ter belas praias, isso tudo a apenas 80 quilômetros de Jaraguá do Sul.
Um destino tão comum assim deve ser conhecido de ponta a ponta, não é mesmo? Bom, a gente aposta que não. Penha tem particularidades que passam despercebido, especialmente no frenesi da temporada de verão.
A cidade conta com mais de 20 praias. E muitas delas ainda contam a natureza intocada, sem beira-mar cheia de prédios.
Segundo o gestor e educador ambiental, fundador da Ar Mar Ação – Ecoturismo & Aventura, Cleber Neumann, Penha tem um enorme potencial natural.
“Ao longo dos seus 31 quilômetros de orla é um litoral bem recortado, com várias praias escondidas, mais desertas, várias trilhas ecológicas. Praias com diversas características, mar agitado, mar calmo…”, comenta.
Cleber cita que as praias mais movimentadas incluem Armação do Itapocoroy, mais conhecida por praia do Trapiche, a Praia Grande, Praia da Armação e Praia Alegre. Essas são as mais procuradas por oferecem um bom acesso e infraestrutura aos turistas.
Mas a lista vai muito além e conta com verdadeiros tesouros. O gestor ambiental destaca a Praia Vermelha, com acesso de estrada de terra, que é dividida em várias prainhas – como a praia do Monge e do Lucas – que só podem ser acessadas andando pelos costões ou por trilhas.
“Posso destacar também a Praia do Bananal, com acesso mais difícil também. A Praia do Poá, o Canto do Poá, que tem águas mais calmas, mas o acesso não é tão fácil e sinalizado. E Praia da Galheta e Galhetinha, que se tem acesso através de trilhas ecológicas e embarcações”, enumera.
Vila de pescadores
Não tem cenário mais catarinense do que uma pequena praia, com uma rua beira-mar estreita, orla cheia de barcos pesqueiros. É esse o clima adentrando na Praia de São Miguel.
O lugar é uma vila de pescadores que ainda se dedicam à pesca artesanal. Pequenas petiscarias, quiosques e bares vendem porções de frutos do mar, e também tem peixarias com produtos fresquinhos.
O lugar também abriga um bistrô, bem na sua costa. O Restaurante Serafim’s fica na margem oposta a entrada da praia, na chamada Casa do Padre – onde realmente vivia um sacerdote da comunidade.
O estabelecimento tem vista panorâmica para o mar e só recebe com reservas, para uma experiência gastronômica que inclui peixes frescos, polvos, pães feitos na hora…
Mas quem só quer aproveitar a praia, claro que pode. As águas tranquilas convidam para um banho. Como a praia fica bem a Sul de Penha, podem-se avistar as cidades de Itajaí e Balneário Camboriú e o movimento de navios rumo aos portos.
Praias “secretas”
Penha é um convite para exploradores interessados em conquistar territórios. Existem muitas praias que só podem ser acessadas por quem decidir botar as pernas à serviço, ou seja, tem que caminhar.
Mas não é aquele andar aborrecido da cidade, é trilhar caminhos encantadores no meio da mata, avistando pássaros, chegando a cachoeiras e nascentes.
Cleber Neumann conta que o município implantou neste ano um circuito de 14 quilômetros chamado Caminho do Pescador, que reúne uma série de trilhas.
Mas esses trajetos só são novidade para o turista. “[O caminho] Foi aprimorado porque passa por antigos caminhos de pescadores, não foram trilhas abertas, foi feita alguma manutenção. A gente agora está trabalhando com a parte de sinalização”, aponta
E são essas trilhas que podem te levar para as praias secretas de Penha, como a tal da Praia da Galheta citada pelo Cleber anteriormente.
E as trilhas em si são o espetáculo e tem seus grandes atrativos, como a Cachoeira da Praia Vermelha.
É claro que ninguém precisa percorrer os 14 quilômetros de uma vez, pouco a pouco o turista pode ir conhecendo.
“São subdivididas várias trilhas, a gente tem o caminho do Vigia, em Armação do Itapocoroy que passa por várias praias e chega até a ponta do mirante do Vigia. É um roteiro de ecoturismo e turismo cultural, passa por sítio arqueológico e lugares históricos da caça da baleia. A gente tem a trilha da Galheta, a trilha das Nascentes, a trilha da Prainha, a trilha do Bananal, trilha da Estrela, do Burcado do Avião… São várias dentro desse circuito que a gente batizou de Caminhos do Pescador”, explica.
As trilhas tem vários pontos de acesso, mas um portal único foi criado na Estrada Geral da Praia Vermelha, também chamada de Rua do Turismo. Aos poucos, cada trilha está sendo sinalizada, mas o trabalho ainda está sendo feito.
“É possível fazer alguns trechos desses por conta própria”, comenta, mas ressalta que o ideal é percorrer os caminhos com um guia.
Canto do Poá
Dividida da Praia Grande por um conjunto de rochas, a orla dessa praia tem cerca de um quilômetro de extensão, com uma larga faixa de areia fina e em tom amarelado. O mar é límpido e, dependendo dos ventos e maré, pode ser mais agitado.
Na extensão da praia, dá uma segunda divisão por pedras em direção ao canto direito. Ali se forma uma prainha chamada de Canto do Poá.
A presença das árvores em toda a orla é uma diferencial a parte, a vegetação está presente na praia e também rodeiam as ruas de acesso. Elas oferecem refúgio para quem quer descansar à sombra. Quem chega a tempo de reservar um lugar pode dispensar o guarda sol.
Alguns quiosques nas imediações e ambulantes costumam oferecer algumas opções na temporada. Por isso o local é mais indicado para quem gosta de fazer um piquenique à beira mar, levando alimentos e bebidas para desfrutar de uma dia agradável na praia.
O acesso à praia é feito pela Rua José Camilo da Rosa em um trecho de estrada de chão. Já para chegar ao Canto é preciso seguir pela Rua São Roque. É possível chegar à beira mar por um estacionamento ou por uma estreita passagem que fica entre uma residência e um terreno baldio murado. Uma escada leva até um pequeno banco de areia entre as pedras: para o lado direito fica o Canto do Poá e seguindo para o direito a praia.
Mirantes
Naquele dia que você quer mesmo é respirar fundo, olhar a imensidão do oceano, existem dois lugares perfeitos: a Ponta do Vigia e o Mirante da Praia Vermelha.
São dois lugares onde é possível chegar de carro e a própria geografia forma mirantes naturais. E o melhor, rodeado por mata nativa.
Na Praia Vermelha, inclusive, o ponto é usado para saltos de parapente. Quem quiser pode agendar um voo duplo com instrutores experientes que trabalham na cidade.
Mapa das praias de Penha
No mapa abaixo você vai encontrar todas as praias citadas nessa matéria, onde ficam os mirantes e também algumas das mais conhecidas. ‘Partiu banho de mar? 😃
Sobre o artigo que você leu
“Turistando Por SC” é uma série que vai explorar o que nosso estado tem de incrível, mas com o interesse de um jaraguaense que quer experienciar o que está fora dos roteiros convencionais. Aqui você vai encontrar os relatos de descobertas saborosas – ou então experiências que não deram muito certo… Sabe de algum roteiro diferente?
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER