Compartilhe este conteúdo agora:
O extenso litoral de São Francisco do Sul costuma ser uma das opções para quem busca um refúgio durante os meses de calor. Tem quem prefira descer para o Sul, mas nessa ilha no Norte de Santa Catarina é possível encontrar muita beleza e história.
Além de ser a cidade mais antiga do estado e a terceira mais antiga do país, São Chico é rodeada pelas águas que a fazem contar com muitas prainhas – muitas desconhecidas para quem normalmente segue para os lugares mais conhecidos, como a Enseada e a Prainha.
E ainda tem outra descoberta: o município rodeado por áreas de Mata Atlântica tem cachoeira e trilhas para quem gosta de desbravar a natureza.
Distrito do Saí
Você sabia que existe uma parte de São Francisco do Sul que é continental? Chamado de Distrito do Saí, a localidade é uma das regiões mais bonitas de São Francisco do Sul, com cachoeiras, trilhas, pequenos restaurantes e pousadas.
Para chegar é preciso pegar um ferryboat na localidade de Laranjeiras ou uma lancha que faz a travessia diariamente, em vários horários, no trapiche do Centro Histórico. Também é possível chegar por meio de estradas a partir de Itapoá, Garuva ou Joinville.
A comunidade que mais se destaca é a Vila da Glória, que gira em torno da pesca e das belezas naturais do local, que conta com restaurantes à base de frutos do mar e pequenas pousadas.
Com pequenas trilhas em meio a mata, também é possível se encantar com muitas belezas naturais.
A Cachoeira do Casarão, por exemplo, fica nas propriedades da Família Bachmeyer, próxima a uma casa histórica construída em 1901. Com uma pequena taxa é possível tomar um banho na linda queda d’água do lugar.
Também na região existe a opção de se aventurar na trilha do Morro Canta Galo, na localidade de Tornos do Pinto. Lá de cima é possível ter uma vista incrível de toda a baía, além de passar por uma figueira centenária.
Praia de Itaguaçu
Uma praia com uma faixa de areia bem extensa, mar claro e bom para um mergulho. Fica entre Ubatuba e a Praia do Forte. Por ser um local tranquilo, é bom para frequentar com crianças.
O mar varia bastante e alguns dias tem ondas mais fortes nos costões, onde os surfistas também aproveitam.
O passeio de um lado a outro garante lindas fotos, em pontos de contemplação do nascer do sol.
Praia do Capri
Mais distante da área central, essa praia possui águas tranquilas, próprias para banhos e esportes náuticos. É um lugar tranquilo, e normalmente pouco frequentado.
Nas redondezas existem alguns mercadinhos, petiscarias e o restaurante do Iate Clube.
Um dos pontos turísticos da praia é a Passarela Estaiada, onde é possível tirar lindas fotos.
O entardecer é um dos espetáculos oferecidos pela localização dessa praia, pois é possível acompanhar um lindo pôr do sol.
Praia do Forte
Essa praia que fica entre o Balneário de Capri e a Praia de Itaguaçu é ideal para quem deseja tranquilidade. Tem mar calmo de águas em temperatura ambiente, natureza rica com faixas de restinga e manguezais.
Assim como no Capri, é possível vislumbrar o pôr do sol refletindo nas águas calmas e bancos de areias.
A praia leva esse nome porque fica próxima ao histórico Forte Marechal Luz – quem quiser pode fazer esse passeio, indo de carro ou caminhando até o topo do Morro João Dias. De lá é possível ver toda a Baía Babitonga e o Arquipélago das Graças, com suas 24 ilhas.
Praia do Molhe
Essa pequena praia está localizada no extremo de Enseada e costuma ser mais movimentada, mas oferece uma bela paisagem para quem decide passar o dia por lá.
Fica entre os molhes do Terminal marítimo da Petrobrás e o Morro da Enseada, é preciso ir a pé por um pequeno caminho até o local.
O costão recoberto de mata nativa e as rochas entre a areia e mar de água azul fazem deste recanto um lugar que vale a visita.
O pessoal do Portal São Chico Turismo colaborou com a nossa pauta cedendo fotos incríveis das praias da região. Por lá, eles tem muitas dicas de turismo que valem a pena conferir.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER