Compartilhe este conteúdo agora:
Quando bate o calor e vem aquela vontade de banho de mar, um dos principais destinos dos moradores de Jaraguá do Sul é Barra Velha – que é tida como a praia mais próxima aqui da cidade. Mas não é bem assim: existe um ponto do litoral 10 quilômetros antes para quem viaja pela BR-101: a praia da Barra do Itapocu, em Araquari.
O local não é novidade para muitas pessoas, o lugar tem uma pequena vila de moradores, e conta com alguns negócios locais, como restaurantes, petiscarias e lanchonetes.
A grande maioria dos visitantes parece buscar o que o destino tem de melhor para oferecer: a calma e tranquilidade de uma praia pouco conhecida.

Como chegar
Existem duas formas de chegar nessa praia. Quem está transitando pela BR-101, deve acessar a Rua Maringá, que fica no trevo da localidade de Itapocu, no KM 74 – é o primeiro viaduto passando o Posto Sinuelo.
São cerca de 3,5 quilômetros pela via até uma bifurcação, bem próxima ao rio, onde você segue pela esquerda na Estrada Geral Barra do Itapocu por mais 2,6 quilômetros até avistar o mar.
A outra forma é vindo de Barra do Sul pela beira-mar, mas ai são 16 quilômetros desde o balneário.


O que essa praia tem?
A essa altura você já deve estar imaginando porque a praia tem esse nome. Ela fica bem no encontro do Rio Itapocu com o mar.
E além de rio e mar, nessa mistura ainda tem uma lagoa, que nas bandas da “nossa praia” se chama Lagoa da Cruz.

Ela divide o continente da orla, que se alonga por quase 6 quilômetros entre águas doces tranquilas e as águas salgadas e ondas do mar.
O acesso à praia acontece por uma ponte pênsil que vira ponto para fotos poéticas do nascer do sol.


Os arredores são de vilazinha mesmo, com algumas ruas asfaltadas, mas ainda tem várias de chão batido; só casinhas por todo lado, nada de prédios; completa o cenário os barquinhos flutuando na lagoa.
Para atrair turistas para a região, a Prefeitura de Araquari cria campeonatos, faz shows e outros eventos durante todos os fins de semana de janeiro no chamado Agita Verão.

Potencial turístico
O Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Araquari, Paulino Sérgio Travasso, conta que a Barra do Itapocu é destino de muitos aposentados que escolheram o local para morar e também de veranistas que optam pela tranquilidade da região.


Nos últimos anos a Prefeitura aumentou a divulgação da região, realizando e incentivando eventos por lá: faz 3 anos que acontece festa de virada de ano, com o Agita Verão em janeiro, realização da Stammtisch no local e alguns campeonatos, como de surf, ao longo do ano.
O local também foi melhor preparado. “A principal obra da região é a implantação de asfalto na via de acesso ao bairro e, consequentemente, à praia. São 10 quilômetros de pavimentação e quase R$ 7 milhões investidos. O valor foi do Ministério do Turismo e a obra está em fase de conclusão”, comenta Paulino.
“A região tem um grande potencial turístico que pode ser explorado. Tanto que próximo dali já existe um aeródromo privado e muitos loteadores já estão investindo na região. Acredito que a junção da beleza da natureza, tranquilidade e facilidade de acesso já é um ponto positivo a favor do crescimento turismo da Barra do Itapocu. Ainda mais se compararmos com as praias da região que já estão saturadas”, finaliza o secretário.
Sobre o artigo que você leu
“Turistando Por SC” é uma série que vai explorar o que nosso estado tem de incrível, mas com o interesse de um jaraguaense que quer experienciar o que está fora dos roteiros convencionais. Aqui você vai encontrar os relatos de descobertas saborosas – ou então experiências que não deram muito certo… Sabe de algum roteiro diferente?
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER