Compartilhe este conteúdo agora:
Descer uma corredeira a bordo de um caiaque. Voar pelos céus num parapente. Subir um paredão de pedras. É possível ter experiências assim, intensas, sem ir muito longe – todas essas opções de esportes radicais podem ser encontradas na região de Jaraguá do Sul.
Dos mais conhecidos, àqueles pouco populares, separamos um guia com as opções cheias de adrenalina.
Canoagem, em Schroeder
Ponto de referência e com grande destaque nacional para prática esportiva, as corredeiras do rio Bracinho, em Schroeder, são um espetáculo.
Além de cortar a cidade de Norte a Sul, o rio é muito utilizado para competições de canoagem e outras modalidades aquáticas. As corredeiras são nível classe 2, 3 e 3+, de uma escala de 1 a 5, e por isso já foram realizados campeonatos catarinenses e brasileiros.
“Não tem muita profundidade, mas o rio apresenta ondulações e dificuldades naturais, se torna um rio muito técnico, por isso é muito procurado para a canoagem descida, canoagem slalom, ou canoagem extremo”, comenta o diretor de turismo de Schroder, Adilson Pommerening.
Adilson explica que não existe no município uma escolinha de canoagem ou serviços que ofereçam uma experiência turística, mas indica o Clube de Canoagem Kentucky para quem quiser saber mais sobre a prática esportiva e eventualmente entrar no rio.
Ele destaca que o preparo técnico é fundamental antes de uma prática como essa, que inclusive nunca deve ser feita sozinho – é bom estar na presença de 3 ou 4 pessoas para apoio.
Voo livre, em Jaraguá do Sul
Voo livre em Jaraguá do Sul não é novidade. A prática ganhou muitos adeptos na década de 1980 pela geografia da região favorecer os voos. O principal ponto de decolagens é a pista do Morro das Antenas.
Ao longo das décadas, os voos livres em Jaraguá do Sul se tornaram profissionais. A cidade conta com o Jaraguá Clube de Voo Livre (JCVL) e vários instrutores licenciados que ensinam a prática ou realizam voos duplos para quem busca experienciar.
No próprio site do clube é possível encontrar uma lista de instrutores de voo livre que realizam as práticas.
Escalada e rapel, em Corupá
Elogiado por escaladores de todo o Brasil, os paredões localizados no Parque Ecológico do Braço Esquerdo estão no roteiro dos praticantes. Uma modalidade para quem busca aventura e conexão com a natureza.
Existem vários setores que podem ser explorados e com fácil acesso, cada um naturalmente equipado com condições que possibilitam o pescador desfrutar de várias vias em uma única parede.
Mas calma, dá para ser iniciante e entrar na brincadeira. É possível experimentar esse esporte recebendo as dicas de um escalador experiente e os equipamentos necessários, tanto por um período mais curto em uma parede ou passar até 6 horas escalando.
Outra possibilidade dentro do parque é praticar a descida de 40 metros em rapel na cachoeira Braço Esquerdo. Ideal para dias de sol, porque não tem como sair seco dessa aventura.
No site do Parque Ecológico Braço Esquerdo existem informações sobre prática de escalada e rapel, ou também é possível fazer contato pelo telefone (47) 99927-8075.