Compartilhe este conteúdo agora:
Corupá é a terra das cachoeiras da região, ninguém vai negar. Mas quando o assunto são quedas d’água, as demais cidades do nosso Vale do Itapocu também entram na lista com água geladinha e mata verde.
Explorar essa riqueza natural pelos quatro cantos é o convite, por isso separamos achados em municípios diferentes.
Vamos riscar esses destinos no mapa!
Corupá: Cachoeira Antiga Usina
Se fosse um ranking, Corupá certamente viria em primeiro lugar esbanjando as 14, mais algumas que já são bem exploradas. Entre as opções, escolhemos uma com muita história.
A tal da “antiga usina” foi a chamada Firma Luz e Força Hansa, fundada em janeiro de 1920 e que fornecia energia elétrica para a cidade até 1958, aproveitando justamente a força das águas do rio Ano Bom.
Em outubro de 1958, uma poderosa cabeça d’água causada pelas chuvas nas cabeceiras do rio Ano Bom romperam a barragem da usina. O empreendimento que já estava com problemas financeiros fechou no mesmo ano, deixando como lembrança sua estrutura abandonada.
Quem vai lá, além de um mergulho e outro, pode ver as ruínas do que foi um grande empreendimento para a época.
Além disso, tem o espetáculo natural. A cachoeira de 12 metros é formada entre paredões de pedra de até 50 metros de altura.
Atualmente o lugar é gerenciado e as visitas podem ser confirmadas pelo telefone (47) 99245-6138 ou pela fan page Recanto Antiga Usina no Facebook.
Schroeder: Recanto Renascer
O local é uma área privada na região do bairro Itoupava-Açu e conta com 12 cachoeiras, sendo que apenas quatro estão disponíveis para visita. A trilha que leva até a quarta queda d’água dura aproximadamente meia hora.
Já para quem deseja subir as cachoeiras, o ingresso é R$ 10 por pessoa. Também é oferecido espaço com uma piscina natural e choupanas.
O lugar foi descoberto e é cuidado pelo senhor Alfonso Oberthir. Para mais informações sobre o espaço, o contato é 3055-7873.
Massaranduba: Cachoeira do Molha
Sei que tem muito jaraguaense achando que essa cachoeira é daqui da cidade, mas não é não. Oficialmente ela fica em Massaranduba.
Ela é bem requisitada pela população local devido o fácil acesso. Basta subir o Molha de carro, parar na lateral e percorrer uns 100 metros de trilha.
Segundo o morador e também vereador Marcelindo Gruner, a cachoeira é usada há anos pelos vizinhos e nos últimos tempos recebe cada vez mais visitantes. “Já é um patrimônio natural”, afirma.
A queda é pequena e pode ser acessada em dois pontos. Mais acima, o espaço tem rochas que formam pequenas poças onde é possível se refrescar. Mais para baixo, a clareira faz com que abra uma piscina mais ampla para banhos.
Jaraguá do Sul: Cachoeira Salto do Pilão
Devem existir mais cachoeiras pela cidade, mas ainda são tesouros que só quem conhece bem e percorre o interior consegue desfrutar.
A única dessas raridades que já entrou no mapa e fica em território jaraguaense é a cachoeira Salto do Pilão, na estrada Ribeirão Manso.
Para chegar nela, é preciso encarar o antigo caminho rural que liga Jaraguá do Sul a Campo Alegre. O acesso é feito a partir do bairro Santa Luzia.
São cerca de 13 quilômetros de subida até chegar a cachoeira, que fica na margem esquerda da estrada para quem sobe de Jaraguá do Sul. E o caminho, apesar de longo, vale a pena pelas belezas rurais.
Segundo Tarciso Tomaselli, proprietário da Pousada e Restaurante Rio Manso, a cachoeira é bem próxima e todos os moradores tentam manter a estrutura organizada. A cachoeira é totalmente aberta ao público e fica a 5 metros da estrada, aponta Tomaselli.
Mapa das cachoeiras
Confira abaixo a localização de todas as quatro localidades citadas nesta matéria e suas respectivas distâncias do Centro de Jaraguá do Sul.
- E Guaramirim?
Ainda não encontramos uma cachoeira na cidade. A Cachoeira do Wagner, que muitos acessam pela estrada Jacu-Açu, fica em Massaranduba. Então, se você conhece alguma compartilha com a gente!
Sobre o artigo que você leu
“Descobrindo a Região” é uma série sobre aquelas pérolas pouco conhecidas do turismo regional. Refúgios, roteiros, paisagens, restaurantes legais, eventos típicos etc. Aqui sempre vai ter algo que possa te inspirar a um passeio que não exija ir muito longe.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER