Por: Isah Sanson | 09/12/2011

Um vídeo de cerca de dois minutos que mostra a chegada de três bandidos e a explosão de um caixa eletrônico da agência bancária Via Credi, em Massaranduba, deve ajudar a Polícia Civil na tentativa de identificar os criminosos. As câmeras de segurança da agência registraram o momento em que a agência é invadida pelo trio na madrugada de terça-feira. Dois ladrões aparecem segurando armações de ferro, com cerca de dois metros de comprimento e ponta achatada.

A ferramenta é usada pelos bandidos para arrombar o dispositivo dos dois caixas automáticos da agência pelo qual o cliente recebe o dinheiro. Eles depositam nos buracos dois explosivos em cada caixa, entregues por um terceiro comparsa. Segundo o major da PM, Jofrey Santos da Silva, o explosivo é composto do mesmo produto usado em empresas de detonação de pedras.

Segundo o major, cada explosivo tinha cerca de 400 gramas. Após acionados os estopins, os ladrões saem da agência para fugir da explosão – mas apenas um caixa estoura. O impacto destrói a máquina e parte da vitrine da agência. “Esse explosivo acionado ao ar livre causa pouco impacto. Mas, como está dentro de um lugar fechado, o estrago é grande devido ao aumento da pressão”, explica o major.

Pedaços de vidro ficaram espalhados em um raio de 40 metros. Depois da ação, os ladrões voltaram para recolher o dinheiro. Este trecho do vídeo não foi divulgado pela polícia, assim como o valor roubado. O explosivo que o trio não conseguiu detonar foi destruído na tarde de quarta por uma equipe especializada da PM. Moradores vizinhos ao banco contaram ter visto cinco homens atuando no roubo. Eles teriam fugido em um Mégane preto.

Saiu no AN de hoje: