Por: André Marques | 4 anos atrás

Caro leitor, seja muito bem-vindo a mais uma edição da série de postagens compartilhadas aqui no Por Acaso: as dicas e receitas publicadas por Danusa Araújo!

São receitas saudáveis, funcionais e fáceis de fazer. Serão todas sem lactose, sem carne e algumas sem ovos, sem glúten e sem açúcar. A proposta é beneficiar a todos! Pequenos toques com ideias alternativas e inovadoras, para atender quem quer ter uma vida saudável sem abrir mão do sabor dos alimentos.

Hoje é a vez do Quibe assado com abóbora! Confira a receita na íntegra por Danusa Araújo:

IMG_4987

Quibe assado com abóbora

Uma receita que aprendi com uma grande amiga e na primeira oportunidade fui fazer e com algumas adaptações ficou muito gostoso também! Você pode servir com um arroz e uma saladinha e pronto, já tem uma bela janta! Ingredientes: – 2 xícaras de farinha de quiba – 1 moranga cabotiá pequena – Azeite – 2 cebolas – Cebolinha – Sal, açafrão, curry, gengibre, canela a gosto Primeiramente ferver 4 a 5 xícaras de água e colocar 2 xícaras de farinha de quibe de molho durante uma 1 hora. Depois escorrer bem.

Colocar para assar em um pirex untado com azeite ou dentro do papel laminado, a moranga cabotiá já cortada (eu não tirei a casca porque realmente essa tarefa não é fácil e ficou ótimo assim). Eu reguei um pouco com água também.

Colocar junto para assar 1 cebola picada, canela, sal,açafrão,curry e gengibre ralado a gosto. Deixar no forno até ficar molinha e amassar como um purê. E depois misturar com o quibe hidratado.

Cozinhar 2 batatas salsa grandes, triturar no liquidificador e depois temperar com 1 cebola, ½ alho, sal e azeite.

Montar a abóbora, com a batata e outra camada da abobora e levar no forno médio por 30minutos.

Uma super dica para quem não pode comer glúten, é trocar a farinha de quibe por quinoa!

E voilá! Você tem um belo prato principal super rico em nutrientes e saboroso.