Por: André Marques | 4 anos atrás

Caro leitor, seja muito bem-vindo a mais uma edição da nova série de postagens compartilhadas aqui no Por Acaso: as dicas e receitas publicadas por Danusa Araújo!

São receitas saudáveis, funcionais e fáceis de fazer. Serão todas sem lactose, sem carne e algumas sem ovos, sem glúten e sem açúcar. A proposta é beneficiar a todos! Pequenos toques com ideias alternativas e inovadoras, para atender quem quer ter uma vida saudável sem abrir mão do sabor dos alimentos.

Hoje é a vez do Nuggets de Grão-de-bico e Legumes! Confira a receita na íntegra por Danusa Araújo:

nuggets de grão de bico

 

 

Nuggets de Grão-de-Bico e Legumes

Esta receita tenho faz um tempo, peguei em algum lugar e fui adaptando. Cada vez que faço vou mudando conforme os ingredientes que tenho em casa.

O Grão-de-bico é excepcional para baixar o colesterol, rico em fibras, ajuda a reduzir a insulina no sangue e fornece proteínas de extraordinária qualidade.

Ingredientes:

  • 1 e 1/1 xícara de grão-de-bico crú
  • 1 cenoura
  • 1 ou 2 latas de milho
  • 1 xícara de brócolis cozido
  • 1/2 xícara de pimentão picado (se gostar)
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de algo
  • 1/2 xícara de azeite
  • 1/2 xícara de cheiro verde picado (ou cebolinha)
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 xícara de farinha de rosca
  • Sal à gosto
  • Pimenta do reino ou curry a gosto.

Modo de preparo

Cozinhe o grão de bico até ficar macio, pode ser  na panela de pressão juntamente com 7 xícaras de água. Assim que a panela começar a chiar conte 20 minutos para o término do cozimento, desligue e espere 10 minutos para abrir a panela.

Com uma espumadeira coloque os grãos de bico no liquidificador. A quantidade de água que sobrou da panela coloque em uma xícara e acrescente o que falta para completá-la com água filtrada.

Adicione ao liquidificador a xícara de água, meia cebola picada em pedaços grosseiros, o azeite, tempere com sal a gosto, e bata até virar uma pasta homogênea. Reserve.
Pique a cenoura, o pimentão e o brócolis em pedaços pequenos, cerca de 0,5 cm. Pique também o alho e o restante da cebola para refogá-los. Retire os grãos de milho dos sabugos com auxílio de uma faca. Em uma panela com coloque um fio de óleo ou azeite, refogue o alho até dourar, e acrescente a cebola, em seguida a cenoura, o milho, o pimentão e o brócolis. Tempere com sal e pimenta à gosto. Curry dá um sabor especial também!

Em uma tigela misture a pasta de grão de bico e os legumes refogados. Acrescente a farinha de trigo integral, a farinha de rosca e misture com o auxílio de uma colher. Tempere com o cheiro verde, e adicione um pouco mais de sal e pimenta do reino se precisar. Se quiser colocar cominho para dar um toque especial, coloque cerca de meia colher de sopa. Caso achar que a massa ficou muito mole, que não dá nem pra enrolar, adicione mais farinha de trigo integral.

Coloque farinha de rosca em um prato, e como se fosse fazer brigadeiro passe margarina ou creme vegetal nas mãos e faça bolinhas com a mistura de grão de bico, passe na farinha e achate para dar formato de nuggets.

Disponha os nuggets em formas (nesta receita foram usadas duas formas grandes), e asse em forno médio pré aquecido por meia hora, ou até dourar. Se tiver paciência para deixar o nuggets igualmente dourado dos dois lados, quando der 20 minutos com o auxílio de um garfo vire um a um dos nuggets.

 Rendimento médio: 65 nuggets de +/- 4,5 cm

Muito amor e paciência em todo o processo e depois você pode saborear junto com algum molho ou patê de sua preferência, ou fazer um sanduiche de ciabata com folhas verdes… Use sua criatividade! =)