Por: André Marques | 06/10/2014

Caro leitor, seja muito bem-vindo a mais uma edição da série de postagens compartilhadas aqui no Por Acaso: as dicas e receitas publicadas por Danusa Araújo!

São receitas saudáveis, funcionais e fáceis de fazer. Serão todas sem lactose, sem carne e algumas sem ovos, sem glúten e sem açúcar. A proposta é beneficiar a todos! Pequenos toques com ideias alternativas e inovadoras, para atender quem quer ter uma vida saudável sem abrir mão do sabor dos alimentos.

Hoje é a vez do Mousse de maracujá funcional! Confira a receita na íntegra por Danusa Araújo:

Mousse_de_maracuja_vegetariana-540x359

Neste mousse saboroso, fácil e saudável, vamos utilizar semente de chia. Ela possui um alto teor de proteínas, sendo em sua maior parte aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo. Para vocês terem uma ideia, precisamos consumir cerca de 50 gramas de proteínas todos os dias de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), considerando uma dieta de 2 mil calorias diárias. Isso significa que 25 gramas de chia contém 8% da proteína que precisamos em um único dia!

Ingredientes

1 xícara de polpa de maracujá fresca
3 bananas(prata ou caturra)
3 colheres de sopa semente de chia ou farinha de linhaça
1/2 xícara de água
2 colheres de açúcar mascavo ou
5 tâmaras sem caroço picadas e damascos)
Obs: deixei pedaços de damasco antes de molho e coloquei uma colher de mel

Preparo

Coloque as sementes de chia de molho na água por cerca de 20 minutos. Se utilizar tâmaras e damascos, coloque-as de molho junto.
No liquidificador ou processador, bata todos os ingredientes, com exceção do maracujá.
Com o auxilio de uma colher, misture a polpa de maracujá  com os ingredientes batidos. Separe 1/3 da polpa para cobrir o mousse.  Sirva gelado.