Por: Max Pires | 19/08/2010

Os vereadores de Jaraguá do Sul decidiram manter o veto parcial da prefeita Cecília Konell ao projeto de lei nº 211/2009, de autoria do vereador Jean Carlo Leutprecht (PC do B), que proíbe o consumo de fumo e derivados em locais fechados e com grande concentração de público em Jaraguá do Sul.

A prefeita, ao sancionar o projeto, vetou o artigo 8º, que diz que “caberá ao Poder Executivo disponibilizar em toda a rede de saúde pública do município, assistência terapêutica e medicamentos antitabagismo para os fumantes que queiram parar de fumar”.

O autor do projeto concordou com o veto dizendo que o mesmo não prejudica a essência e o alcance da matéria. Reconheceu a aprovação da administração e se manifestou favorável ao veto. Jean ainda pediu para que a Secretaria de Saúde agilizasse a divulgação e confecção de material para divulgar a proibição, com cartazes e orientações para serem afixados nos locais onde não mais será permitido uso de cigarros e similares. “Que a comunidade possa ter melhor aproveitamento desta lei e entenda que ela vem para beneficiar a saúde coletiva”.

Justino enalteceu a iniciativa de Jean, temendo que a restrição pudesse resultar em manifestação contrária da população, o que acabou não ocorrendo, pois a aceitação é enorme. E lembrou que há programa federal que já acontecia em alguns postos e um dos programas era de incentivo e sensibilização para que fumantes deixassem de fumar.

“Vamos fortalecer a luta pela redução do cigarro, ter jovens mais saudáveis e com menores riscos de desenvolverem câncer de pulmão, além de poder usufruir de ambientes mais sadios”, completou.