Por: Cláudio Costa | 3 anos atrás

A galera que está no final do ensino médio vai prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2015. Além de avaliar as notas dos jovens estudantes, a nota pode garantir uma vaga na faculdade. Muitas instituições, públicas e privadas, aceitam o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que usa a nota do Enem para classificar o candidato, como critério para o ingresso no ensino superior. Confira tudo o que você precisa saber antes de fazer a prova do Enem deste ano.

DIAS DE PROVA

24 de outubro de 2015 (sábado)
– Ciências Humanas e suas Tecnologias
Os estudantes terão que responder questionamentos sobre história, geografia, filosofia e sociologia. Além de atualidades, a prova vai exigir conhecimentos ligados à políticas públicas, conflitos sociais e direitos humanos.

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Esta parte da prova vai reunir questões sobre química, física e biologia. A exemplo das outras partes, as perguntas tentam fazer o aluno relacionar o assunto com o cotidiano.

Tempo para a prova: 4h30

25 de outubro de 2015 (domingo)
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Nesta parte da prova serão abordadas questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (com a opção de inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Compreensão de texto é cobrada com ênfase nesta área.

– Redação

– Matemática e suas Tecnologias
O candidato terá que resolver cálculos, interpretar gráficos e tabelas, fazer a comparação entre números e medidas de grandeza, entre outros. As questões são normalmente mais voltadas ao raciocínio lógico do que às fórmulas.

Tempo para a prova: 5h30

HORÁRIOS

Os portões de acesso aos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até o meio-dia (horário oficial de Brasília), já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões.

Haverá uma importante mudança na aplicação. Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança serão realizados e as provas só terão início às 13h30. O objetivo é evitar problemas para quem chega em cima da hora e dificultar fraudes.

FIQUE LIGADO NO SISU

Depois da divulgação das notas do Enem, é possível tentar uma vaga em universidade pública por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). No ato da inscrição, no site do Sisu, pode-se escolher até duas opções entre as vagas ofertadas. Ao final da etapa de inscrição, são selecionados automaticamente os candidatos com melhor classificação em cada curso.

—–
LEIA TAMBÉMEstudantes vão poder treinar para o Enem pelo celular
—–

PUNIÇÃO PARA ABSTENÇÃO

Os estudantes que se ausentaram da prova nos dois dias terão de desembolsar a taxa de inscrição se desejarem fazer um novo Enem, mesmo se estiverem na categoria de isento.

Candidatos dispensados de pagar a taxa de inscrição que não realizarem a prova perderão o direito à isenção no próximo ano.

DICAS

Verifique na página do Enem a validação da inscrição e o local de realização das provas.

Faça o trajeto até o local do exame com antecedência e evite atrasos no dia da aplicação.

O QUE PODE ELIMINAR O CANDIDATO

Agir com incorreção ou descortesia com qualquer participante ou pessoas envolvidas nas provas.

Perturbar a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante o exame.

Comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por outra forma.

Portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante
a realização do exame.

Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em qualquer etapa do exame.

Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização das provas.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

Depois de problemas relatados por candidatos no ano passado, os cartões de confirmação das inscrições passarão a ficar disponíveis somente online, não sendo mais enviados pelos Correios.

Fonte: Diário Catarinense