Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Mais um feriado está chegando para quem vai pegar a estrada nesses próximos dias é bom ficar ligado na previsão. Confira os avisos e a previsão da Defesa Civil e Epagri para este fim de semana de feriado.

Quinta (08) e sexta-feira (09/10) com previsão de tempestade severa em SC, com chuva forte, alta incidência de raios, ventania (ventos que podem superar 80 km/h) e granizo. Previsão de totais elevados de chuva, especialmente entre o fim da quinta e a sexta-feira, chegando a 150-200 mm em algumas localidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Essa chuva representa mais do que o esperado para o mês inteiro no Planalto Sul e Litoral Sul.

Para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte os valores previstos são menores com totais de chuva de 70 a 80 mm no período, podendo superar 100 mm em algumas localidades.

Caso as previsões se confirmem, há risco de deslizamentos de terra, inundações e alagamentos. As áreas com maiores riscos de inundações são: Alto Vale do Itajaí (Ver nota no link), Itapiranga (Rio Uruguai), Meio-Oeste (Bacia do Rio do Peixe), Planalto Sul (Lages, Otacílio Costa e Correia Pinto) e Litoral Sul (Bacia do Rio Araranguá).

Sábado (10/10) com chuva em boa parte do Estado, alternando com períodos de melhoria sem chuva, especialmente no Oeste. Total de chuva de 10 a 20 mm no Oeste e de 30 a 50 mm do Meio Oeste ao Litoral.

Domingo (11/10) volta a ocorrer chuva moderada a forte no Estado, devido à formação de um ciclone extratropical entre SC e RS. Total de chuva de 20 a 30 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 40 a 50 mm em média do Planalto ao Litoral, chegando a 60-80 mm em algumas localidades.

No período de 08 a 11/10 os totais de chuva podem superar 250 mm nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral, e 150 mm nas demais regiões.

E para quem vai ficar na cidade, confira a previsão:

previsão do tempo 08 10 certa

Confuso com as divisões do Estado? A gente explica:

MAPA ESTADO

1 – Ceara Catarinense
2 – Norte Catarinense
3 – Região Serrana
4 – Vale do Itajaí
5 – Grande Florianópolis
6 – Sul Catarinense