Por: Gabrielle Figueiredo | 05/11/2015

Damos adeus à primavera no dia 22 de dezembro, data que o verão brasileiro inicia. Mas as chuvas dos últimos meses nos deixam na dúvida se vai rolar aquela praia durante a estação mais quente do ano.

Conforme o Epagri/Ciram a previsão de chuva será acima da média para este trimestre em Santa Catarina. Novembro será o mês com maior contribuição de valores significativos de chuva no Estado, seguindo o padrão observado nos últimos meses de dias nublados. Terá chuva frequente e alguns episódios de extremos de precipitação, devido ao transporte de umidade para a região Sul do Brasil.

Para os meses de dezembro e janeiro, a previsão é mais otimista com diminuição gradativa da chuva e períodos mais prolongados de sol. A chuva passa a ocorrer em forma de pancadas, mais concentradas no período da tarde e noite, associadas ao aquecimento do dia, característica comum no verão.

O El Niño tem maior influência no Sul do Brasil na primavera, favorecendo aumento da chuva e tempestades severas. No verão, a influência do El Niño diminui.

 

LEIA TAMBÉM: Até quando vai chover em Jaraguá do Sul?

Confira a previsão do tempo para este fim de semana

Quinta-feira (05/11):

Tempo: Predomínio de nuvens e chuva em SC, melhorando no decorrer do dia a partir do Oeste e Meio Oeste. Nas outras regiões, a chuva ainda persiste em boa parte do período.

Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens e vento sudeste.

Sexta-feira (06/11):

Tempo: Chove isoladamente na madrugada e manhã, mas melhora no decorrer do dia do Planalto ao Litoral. Nas outras regiões, céu encoberto no início do dia, e sol aparece no final do período.

Temperatura: Temperatura em elevação.

Sábado (07/11):

Tempo: No Oeste e Meio Oeste, ocorre pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Nas outras regiões, sol entre muitas nuvens.

Temperatura: Temperatura em elevação.

Domingo (08/11):

Tempo: No decorrer do dia a nebulosidade se intensifica e volta a chover em todas as regiões com intensidade moderada.

Temperatura: Temperatura em elevação.

Confira a previsão para Jaraguá do Sul, pelo Cptec:

previsao tempo jaragua do sul 05-11

Foto destaque: Divulgação