Por: Gabriela Bubniak | 19/02/2016

Quem admira ou está inserido no cenário da cultura alemã no Vale do Itajaí, já começa a se preparar para receber a festa mais doce do ano. Os preparativos para a 8ª edição da Osterfest, festa que resgata as tradições germânicas na Páscoa, estão a todo o vapor. O evento acontece de 25 de fevereiro a 27 de março, sempre de quinta-feira a domingo, no Centro Cultural de Pomerode.

Uma das principais atrações do evento é a Osterbaum, a maior árvore de casquinhas artificiais do mundo, com cerca de 120 mil unidades. A árvore ficará exposta na área externa do Centro Cultural, onde mais de 50 pessoas estão envolvidas na montagem da estrutura. A novidade deste ano é a montagem de uma segunda Osterbaum, com cerca de 10 mil casquinhas de ovos naturais, que poderá ser visitada em uma área nova e coberta. O público poderá aumentar a decoração, personalizando uma casca e depois pendurando-a nos galhos.

A Osterbaum é uma das principais atrações da festa, e é considerada a

A Osterbaum é uma das principais atrações da festa, e é considerada a maior árvore de casquinhas artificiais do mundo

Atrações para todas as idades
Um dos momentos mais esperados é a Serenata de Páscoa, a Stüppen. Músicos passarão pelas casas da comunidade na madrugada do dia 27 de março para anunciar as boas novas. A programação conta ainda  com oficinas de pinturas de casquinhas de ovos e cestinhas, trenzinho, brinquedos infantis, contação de histórias, Casa do Coelho, apresentações culturais e de grupos folclóricos, casa do café colonial e outros.

Este ano haverá a primeira Ostern-Fahrradfahrt, a bicicleta de Páscoa, com Passeio Ciclístico de 5 quilômetros e Pedal Free Force de 50 quilômetros, que acontecerão no dia 20 de março. O pedal tem saída marcada para as 8h30, com tempo estimado de três horas de duração. Já o passeio com bicicletas decoradas sairá às 9h30 da Praça Jorge Lacerda.

Mais informações na página do evento, no Facebook.

 Serviço:
O quê: 8ª Osterfest
Quando: 25 de fevereiro a 27 de março. Sempre de quinta-feira a domingo
Onde: Centro Cultural – Rua Hermann Weegem, 111, Centro, Pomerode
Horários: De quinta a domingo, das 10h às 19h. A área externa de visitação é gratuita e terá horários diferenciados aos finais de semana: sábado até às 21h e domingo até às 20h
Ingressos: Praça da Páscoa (Osterplatz)  R$ 5 e funcionará aos sábados e domingos das 10h às 19h.

Fotos: Divulgação