Por: João Marcos | 4 anos atrás

Em entrevista coletiva à imprensa na manhã de hoje, o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, e o secretário da Saúde, Ademar Possamai, anunciaram a distribuição de dez mil doses da vacina contra a gripe Influenza à população jaraguaese, a partir das 13 horas dessa quinta-feira. Os pontos de vacinação serão a Unidade Básica Central (Reinoldo Rau), Pama 1 (Czerniewicz) e Pama 2 (Barra do Rio Cerro) que hoje ficarão abertos até as 19 horas.

Grupos de risco, como gestantes, crianças a partir de seis meses até dois anos, mulheres no período pós-parto, idosos e pessoas com doenças crônicas, são prioridade, mas outras pessoas que queiram se vacinar também poderão procurar uma das três unidades de saúde.

-Serão pontos de vacinação contra a gripe Influenza: Unidade Básica Central (Rua Reinoldo Rau, Centro), Pama 1 (Czerniewicz) e Pama 2 (Barra do Rio Cerro)

-O horário de vacinação nesta sexta, sábado e domingo será das 8 às 19 horas, sendo que, no domingo (11), a vacinação ocorrerá somente no Pama 1 (Czerniewicz)

-A vacina será aplicada somente em cidadãos jaraguaenses, que precisam comprovar a residência no município através de Carteira Municipal de Saúde ou comprovante de residência (ex.: conta de água, luz, telefone). Também é necessário levar um documento de identificação com foto

-Para crianças de até nove anos é obrigatório apresentar a carteira de vacinação

-Não serão vacinadas pessoas que já receberam a vacina neste ano; que estejam com febre; que tenham alergia a ovo; que não apresentem comprovante de residência

-A Prefeitura solicita à população que tenha paciência na espera pela aplicação da vacina, já que a procura pode ser grande nos primeiros dias

O secretário da Saúde de Jaraguá do Sul, Ademar Possamai, esclarece que os números da gripe Influenza na cidade não apontam para uma epidemia de gripe, mas que os cuidados devem ser tomados para evitar a propagação do vírus.

Para se ter uma ideia do quadro atual de Jaraguá do Sul comparado aos anos anteriores, o secretário apresenta o número de mortes por doenças do aparelho respiratório dos últimos três anos:

2011: 83 óbitos por doenças do sistema respiratório (incluindo gripe, pneumonia, entre outras) – 33 (1º semestre) + 50 (2º semestre)
2012: 65 óbitos por doenças do sistema respiratório – 29 (1º semestre) + 36 (2º semestre)
2013: 31 óbitos (1º semestre)

O Pama 1 fica na Rua Jorge Czerniewicz, 800, bairro Czerniewicz, próximo ao Hospital Jaraguá. O telefone é (47) 2106-8350.

O Pama 2 fica na Rua Pastor Albert Schneider, 249, bairro Barra do Rio Cerro. O telefone é (47) 3376-1329.

A Unidade Básica Central fica na Rua Reinoldo Rau, 123, bairro Centro. O telefone é (47) 3276-8900.