Por: | 8 anos atrás

 

Que tal deixar o seu carro na garagem hoje? Essa é a proposta da campanha Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro, organizada pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Acijs em parceria com a Polícia Militar de Jaraguá do Sul. A expectativa é diminuir em 30% de veículos que produzem gases poluentes das ruas hoje.

Algumas alternativas para quem quiser aderir à campanha: usar o transporte coletivo, a bicicleta, carona solidária ou ir a pé.

A campanha quer mostrar à população os problemas provocados pelo uso intenso de automóveis, reduzir a emissão de gás carbônico e incentivar o uso dos meios de transporte alternativos.

Durante o dia, serão medidos o tráfego nas ruas onde existem sensores e o uso de estacionamentos nas principais empresas. A emissão de gás carbônico (CO2) e o uso do transporte público também serão avaliados.

Para atrair mais adeptos à ideia, das 9 às 18 horas, a rua Marechal Deodoro da Fonseca, do lado esquerdo, e a rua Reinoldo Rau, também do lado esquerdo, terão os estacionamentos transformados em ciclovias.

O trecho da rua Marechal Deodoro da Fonseca, entre os trilhos, e o Museu Emílio da Silva, será fechado uma programação especila, com sorteio de dez bicicletas para quem participar das avaliações físicas e palestras.

O diretor de trânsito de Jaraguá do Sul, Zeca Schmitt, espera que a campanha desperte um uso mais racional do carro na cidade. “Quanto menos carros circulando, mais economia e menos riscos as pessoas terão”, ressalta.

Segundo Schmitt, para dar segurança aos ciclistas, a meta da Prefeitura é dobrar a extensão das ciclovias e ciclofaixas até 2012, atualmente, com 18 quilômetros. Uma das obras prevista para este mês é a instalação de 1,6 quilômetro de ciclofaixa na rua Ervino Menegotti, no bairro Vila Rau.

Via AN.