Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás

 

 

Imagem llustrativa Reprodução/Internet

Imagem llustrativa
Reprodução/Internet

Em reunião na manhã de ontem, no gabinete do prefeito Dieter Janssen, foi oficializado o anúncio da vinda de uma unidade da Universidade de Santa Catarina (Udesc), ainda para o início do ano que vem. Estiverem presentes na reunião, além do prefeito,  o deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB), o vice-reitor da universidade, Marcus Tomasi e o conselho técnico da Udesc.

Dietter destaca que o empenho do deputado Chiodini foi fundamental para esse processo e que a vinda da Udesc para Jaraguá do Sul significa muito para a Educação do município. “Estamos analisando alguns lugares para a Udesc. Devemos iniciar com o curso de Pedagogia, como a primeira graduação do polo de Jaraguá”, informou o prefeito.

Os cursos começarão no formato da Educação a Distância, com aulas semipresenciais. Serão mais de 50 vagas oferecidas todo semestre, com a expectativa de que em agosto a unidade esteja cadastrada no MEC (Ministério da Educação) e já possa ser realizado um vestibular para ano letivo de 2015. “Sempre vimos com estranheza municípios menores que Jaraguá recebendo os polos da UDESC. Por isso tornamos esta demanda como uma bandeira do mandato desde 2011 e quase quatro anos depois da primeira solicitação, conseguimos antes tarde do que nunca ter uma resposta de que Jaraguá também terá UDESC. Um trabalho em conjunto, utilizando nossa representatividade no parlamento para trazer este benefício para sociedade Jaraguaense”, afirma Chiodini.

Dieter garante que a infraestrutura necessária para receber o polo da UDESC a prefeitura já tem, são duas salas de informática onde seriam ministradas as aulas presenciais, falta apenas uma terceira sala para montar uma biblioteca para os alunos poderem estudar. “A ideia é utilizarmos de nossas estruturas das Escolas Públicas”, explica.

O secretário de Educação de Jaraguá do Sul, Elson Cardozo explica ainda que uma equipe técnica da Udesc retorna a cidade no próximo dia 22 de abril, para análise dos locais oferecidos pela prefeitura. “A partir desse encontro, onde minha equipe técnica, junto com a da Udesc escolherá os melhores locais que serão adaptados para receber o polo, nós formataremos o projeto para apresentarmos quando sair o edital em setembro.”

O Vice-Reitor da UDESC, Professor Marcus Tomasi disse ainda que “esta é uma solicitação muito antiga do deputado Chiodini, porém uma mudança sistemática permitiu que somente agora conseguíssemos trazer o polo para Jaraguá. Acredito que com o esforço da prefeitura e do deputado veremos em breve a unidade funcionando”.

Além de Pedagogia, depois de a unidade ser inaugurada, estão previstos as graduações de Administração Pública e Biologia. “Essa é só uma semente que foi lançada”, acredita Elson.

Fonte: Assessoria Deputado Chiodini