Por: | 8 anos atrás

O Centro Universitário (UNERJ) e o Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel inauguram nesta terça-feira, dia 1º de junho, a exposição “Noivas em Foco”, que estará aberta à visitação do público até o dia 27, no Museu Histórico Emílio da Silva, em Jaraguá do Sul.

A mostra reúne trabalhos desenvolvidos pelos estudantes a partir de estudos de fotografias de vestidos de casamentos que fazem parte do acervo do arquivo histórico. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 8h30min as 11h30mion, aos sábados das 9 as 12 horas e aos domingos das 15 as 18 horas. Informações pelo telefone (47) 3275-8225.

“Noivas em Foco” é um projeto da Coordenação de Pesquisa e Extensão com o curso de Moda da UNERJ/PUC em parceria com o Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul. Conforme a professora Marisa Kaumfman, do setor de Pesquisa e Extensão da UNERJ, após realizarem uma pesquisa no Arquivo Histórico Eugênio Vitor Schmöckel. A partir de fotografias de casamento doadas pela comunidade ao arquivo, os acadêmicos da 5ª fase do curso de Moda realizaram estudos dos modelos dos vestidos de noiva usados nas várias décadas do século XX.

Orientados pela professora Vera Bagatoli, os estudantes fizeram ilustrações ampliando os vestidos de noiva utilizando várias técnicas de desenho como: pintura, colagens e bordados. O objetivo foi resgatar o modo de vestir dos antepassados da região de Jaraguá do Sul.

O projeto proporcionou aos acadêmicos a possibilidade de refletir e analisar as raízes da história local em relação a vestimentas de cerimônias. Para finalizar, as fotos selecionadas e os croquis dos vestidos das noivas estão compondo a exposição para a comunidade que agora está sendo apresentada no Museu Histórico Emílio da Silva. A mostra tem como objetivo apresentar a moda, o comportamento e os conceitos daqueles tempos relativo aos casamentos, revelando a imaginação e a criatividade dos acadêmicos.