Por: Ariston Sal Junior | 3 anos atrás
imagem-166

Reprodução Internet

Nossa Jaraguá do Sul comemora 138 anos. Temos uma história que nos orgulha desde seu descobrimento em 1876, quando o engenheiro Emilio Carlos Jourdan chega á região. Trabalhou duro e no ano de 1895 se torna Distrito de Joinville. Com o rápido crescimento de Jaraguá do Sul, que atraía muitas pessoas pela oferta de oportunidade, no ano de 1934 buscou sua emancipação Política e criou sua Comarca. Nossa história é construída por conquistas de pessoas honradas, batalhadoras e solidárias.

A partir de 1934, o desenvolvimento de Jaraguá do Sul só fez aumentar. Da agricultura à Indústria, dos serviços à tecnologia, com mercado sempre promissor e a cidade está entre as principais economias de Santa Catarina.

Mas diante de toda a grandeza de Jaraguá do Sul é preciso destacar a força e a solidariedade de sua gente. Há pouco mais de um mês, sofremos com grandes cheias em toda a região. Jaraguá do Sul foi muito atingida. O acumulado das Chuvas ficou próximo dos 400 milímetros, os níveis de nossos rios ultrapassaram os sete metros, prejudicando mais de 60% da cidade. Trabalhamos muito para atender aos que sofreram perdas e limpar a cidade. Foram dias intensos onde os jaraguaenses mostraram mais uma vez porque fazem esta cidade um exemplo para Santa Catarina e Brasil.

A união de forças, desde os que ofereceram um lugar para receber os atingidos, os que levaram alimentos de forma voluntária, os que auxiliaram na limpeza das casas e as cidades que se puseram a disposição para que recuperássemos o município em tempo recorde, mostram que esta cidade é nosso orgulho e por ela dispomos esforços para mantê-la em pé e continuarmos com nossas vidas. A solidariedade é parte da personalidade do jaraguaenses. Por este motivo, não desanimamos em situações como esta. Só tenho a agradecer a todos, sem exceção, em nome da administração municipal pela disposição e esforços dispensados para que Jaraguá do Sul voltasse a normalidade. Agora, durante o mês de julho, estamos comemorando o aniversário de fundação do município. Optamos por comemorar de forma mais simples, mas sem perder a essência de nossa população.

Também aproveito para ressaltar que a cidade vive um grande momento. Estamos com muitas obras em andamento e que beneficiam diretamente a todos. Cito a tão esperada Ponte que ligará os bairros Rau e Amizade, já com as obras iniciadas e que vai auxiliar muito na mobilidade urbana. Uma obra projetada para o futuro e será a maior ponte em metros quadrados de Jaraguá do Sul. Ressalto a construção do Centro de Inovação, já em obras, e vai contribuir para que o município mantenha seu nível de excelência na prestação de serviços e nos bons produtos oferecidos ao mercado, fazendo com que continuemos sendo uma cidade empreendedora e suas empresas permaneçam gerando emprego e renda. Também estamos trabalhando em frentes como a construção e reforma de mais de 300 pontos de ônibus; pavimentação de importantes ruas, como a Bernardo Dornbusch, Martin Cochella, Ricardo Wiergutz, José Lazzaris, entre tantas outras. Não podemos esquecer de ressaltar que somos modelo no processo de abertura de empresas em Santa Catarina, o que nos rendeu o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. A construção da praça no bairro Centenário, próximo da Apae e diversas outras frentes que estamos nos destacando. Para finalizar lembro que Jaraguá do Sul está definitivamente na rota dos grande eventos. O UFC, Vôlei, Balonismo, Trânscatarina, Brasileiro de Tênis de Mesa e o nosso futsal são alguns exemplos destes eventos.

Enfim, trabalhamos para que a cidade destine serviços públicos de excelência aos jaraguaenses, lazer, oportunidades de trabalho e qualidade de vida. Esta é a Jaraguá do Sul que sonhamos e buscamos concretizar este sonho. Parabéns Jaraguá do Sul, parabéns jaraguaenses, pois somos todos nós quem fazemos esta cidade um lugar melhor para se viver!

Dieter Janssen
Prefeito de Jaraguá do Sul