Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

jgs_fazbem02

Veja só: Centro de Valorização da Vida, Associação Jaraguaense Protetora dos Animais, Associação de Recicladores Jaraguaenses JVS, Casa de Apoio Padre Aloísio Boeing e Casa do Caminho. O que essas entidades tem em comum? O bem invisível que proporcionam em sua rotina e, por ironia, a também invisibilidade dentro das nossas.

Toda vez que a Ajapra entra em ação, há um animalzinho que você deixa de ver maltratado. Quando a Casa de Apoio Padre Aloísio Boeing abre as portas para um dependente químico, uma vida ganha opções longe das páginas policiais. Os recém-nascidos beneficiados com os enxovais da Casa do Caminho, estes dificilmente terão conhecimento do trabalho destas incríveis senhoras. A voz amiga no telefone do CVV não tem rosto, é  um sentimento personificado, sempre ao alcance. E enquanto muitos apenas vêem um catador de papelão na rua, essa pessoa na verdade é aquele “alguém em algum lugar” que faz a separação de lixo que muitos são incapazes de fazer dentro da própria casa.

jgsfazbem

Cientes destas realidades, no início do ano fizemos convite a cinco estúdios de design da cidade com um propósito: aumentar em Jaraguá do Sul a visibilidade de entidades como estas. Cada estúdio “adotaria” uma instituição que faz um grande trabalho, e desenharia uma estampa de camiseta para integrar a primeira coleção de uma campanha.

Assim nasceu o Jaraguá faz Bem, um movimento para propagar os talentos, esforços, a generosidade e a boa-fé das pessoas daqui da cidade.

jgs_fazbem

A entrega das camisetas nos pontos-de-venda será no início do mês de agosto. Serão 250 peças no total, sendo que haverão apenas 50 camisetas disponíveis com cada estampa. Logo mais divulgaremos os desenhos e também informações para compra, fiquem de olho. 🙂

A ação é 100% beneficente, sem fins lucrativos. Tempo, talento, matéria-prima… Tudo foi doado. O mesmo será feito com a receita captada, que será distribuída integralmente e de forma igual entre as 5 entidades.

COMO PARTICIPAR?
1 – Ajude a divulgar a campanha! Quanto mais pessoas souberem da ação, maior será a propagação das ideias, e também a venda de camisetas. 🙂

2 – Compre sua camiseta! Serão cinco estampas diferentes, certamente haverá uma ou mais no seu estilo.

3 – Compartilhe a ideia! “Jaraguá faz Bem” pode virar “Guaramirim faz Bem”, “Blumenau faz Bem” ou “Rio Branco faz Bem”. Temos aqui uma campanha prontinha pra ser adaptada em qualquer lugar do país, basta os interessados fazer contato que a gente conta como tudo aconteceu.

ENTIDADES SELECIONADAS
– CVV (Centro de Valorização da Vida)

04_MG_7670

Foto: Diego Nunes

O CVV é uma das organizações não-governamentais (ONG) mais antigas do Brasil. Sua principal iniciativa é o Programa de Apoio Emocional realizado pelo telefone, chat, e-mail, VoIP, correspondência ou pessoalmente nos postos do CVV em todo o país, no apoio emocional e prevenção do suicídio.

Trata-se de um serviço gratuito, oferecido por voluntários que se colocam disponíveis ao próximo em uma conversa de ajuda, preocupados com os sentimentos dessa pessoa.

Site da entidade.

– Casa do Caminho

03_MG_7637

Foto: Diego Nunes

A Casa do Caminho é uma modesta instituição de caridade jaraguaense, que há anos presta serviço sob conhecimento da Ação Social da cidade.

Numa pequena oficina de costura, um grupo de senhoras encontra-se com frequência quase que diária para, usando retalhos doados por malharias da região, confeccionar manualmente enxovais para mães jaraguaenses carentes e seus recém-nascidos.

– Ajapra

operao-05

Foto: Rádio Jaraguá AM

Apesar de bem conhecida na cidade, a entidade de assistência à vida animal foi inclusa na lista pelo trabalho ímpar que realiza, representando também a diversidade do assistencialismo em Jaraguá.

Não só a Prefeitura Municipal como também os cidadãos do município devem muito ao trabalho destes voluntários, que dedicam tempo e recursos no auxílio a um dos grupos carentes mais indefeso, o de animais abandonados, atuando tanto no resgate quanto prevenção.

Site da entidade.

– Associação de Recicladores Jaraguaenses JVS

02_MG_7567

Foto: Diego Nunes

Organizada, reconhecida pela prefeitura e agora até com CNPJ próprio, a Associação de Recicladores Jaraguaenses JVS representa uma classe que é injustamente discriminada pela tarefa que executa. Carente de recursos e pouco reconhecida, realiza um trabalho deveras importante no cenário contemporâneo, e faz valer cada minuto de exposição que conquistar.

Estas pessoas que promovem profissionalmente a sustentabilidade devem deixar de ser rotuladas como meros catadores de lixo, um dos objetivos da ação é promover esta perspectiva.

– Casa de Apoio Padre Aloísio

01_MG_7459

Foto: Diego Nunes

A Casa de Apoio representa a perseverança dentro das entidades escolhidas. Esta entidade cuida de seres humanos fragilizados pela condição do vício, oferecendo atenção multidisciplinar que envolve cuidados com a saúde física, mental, espiritual e social.

O dependente químico, outra figura marginalizada e estereotipada na sociedade, ganha na Casa de Apoio a oportunidade de se reconhecer como uma pessoa capaz de viver em sobriedade e com um futuro à frente.

Site da entidade.

ESTÚDIOS PARTICIPANTES
– Alamo
Apesar de atuar como marca, a Alamo fez questão de integrar o quadro de participantes, oferecendo o talento de seus estilistas para desenvolvimento do desenho solicitado.

Lançada em 2010, a marca é fortemente reconhecida na região por suas ideologias, criatividade e originalidade.

alamo

Imagem do portfolio da marca

Conheça: alm.com.br

– Estúdio Blanka
“Somos designers que gostam de pensar diferente, como uma forma redonda em um buraco quadrado. Desenvolver de forma criativa, todos os campos gráficos da industria. Este é o nosso objetivo principal.” Mais um grupo local de talento ímpar.

Na cartela de clientes do estúdio encontram-se marcas como Colcci, Coca-Cola Clothing, Tigor T. Tigre, Lez a Lez e Papo de Homem.

blanka

Imagem do portfolio do estúdio

Conheça: estudioblanka.com

– Firmorama
“O desafio que nos move é nos reinventar em um mercado em constante transformação. Sim, somos um escritório de design pela essência e organização dos processos, mas também um estúdio criativo pela liberdade e experimentação.”

Firmorama já desenvolveu ilustrações para Agência África, MTv, Havaianas, entre outros. Regionalmente seu trabalho pode ser observado no desenvolvimento dos extraordinários rótulos da Cerveja Stannis.

firmorama

Imagem do portfolio do estúdio

Conheça: firmorama.com

– Rendi
“O Rendi é um estúdio de design gráfico onde as coisas são feitas com muita pesquisa, processo manual e dedicação.” O designer Franco Giovanella abriu mão dos recursos digitais como ferramenta principal, e voltou-se ao trabalho manual para produzir os elementos centrais de suas peças.

Pintura, dobra, recorte, colagem e fotografia: o resultado do trabalho do estúdio Rendi é sempre ímpar.

rendi

Imagem do portfolio do estúdio

Conheça: rendiestudio.com.br

– Self
“Forma, função e conexão. O estúdio Self usa o design aliado ao planejamento estratégico para criar soluções eficientes, que conectem as pessoas com a verdadeira essência de uma marca.”

O Self trabalha com clientes de várias áreas, desde Stannis Pub, até Duas Rodas e Mormaii.

Nezita-EstudioSelf

Imagem do portfolio do estúdio

Conheça: self.art.br

QUEM MAIS ESTÁ AJUDANDO A FAZER O BEM
Agradecimentos especiais:
À Marisol S.A, que gentilmente cedeu toda as camisetas;
– À Metalnox, que assumiu o processo de estampa;
– À entidade beneficente Associar, que nos ofereceu suporte e expertise, possibilitando a realização desta ação.

Apoiando na divulgação, ainda temos a Vê Mais, Rádio Supernova, Rádio 105FM, Stúdio FM, Jornal O Correio do Povo, jornal FolhaSC e Jaraguá do Sul Park Shopping.

Na parte de mídia, nosso abraço ao grande Diego Nunes, quem fez o registro fotográfico, e ao pessoal da Planar Filmes, que logo mais vai trazer aí o vídeo da campanha. Pra fechar, moçada da Eighteen patrocinou as embalagens onde o kit vai ser entregue.

Assim como nós, todos também assinam essa ideia: #amoJgS. 🙂