Por: Ariston Sal Junior | 30/05/2014

barbeador-razor-blade-1

Hoje eu descobri como aumentar drasticamente a vida útil de lâminas de barbear, seja de marcas como Gillette ou Bic. Este truque é incrivelmente simples e bastante eficaz. Ele também vai lhe poupar algum dinheiro ao longo do tempo.

Por exemplo, um conjunto de 4 cartuchos para Gillette Mach 3 custa uns R$ 30, e cada um deles promete durar um mês. Mas com o método abaixo, eu uso o mesmo cartucho há oito meses, e as lâminas continuam bem afiadas.

Não tenho ideia de quanto tempo isso vai durar, mas agora aquele pacote de cartuchos pode durar quase quatro anos, em vez de quatro meses. Ou seja, no total é uma economia de até R$ 330, dependendo de quanto tempo as lâminas permaneçam afiadas com o método abaixo.

Materiais necessários:

  • calça jeans – pode ser velha ou nova, mas uma das pernas da calça precisa estar intacta;
  • barbeador não-elétrico, tal como Gillette ou Bic, descartável ou não.

Como fazer:

  • antes ou depois de fazer a barba – eu prefiro antes, porque as lâminas estão secas – coloque seu jeans em uma superfície plana e dura;
  • deslize rapidamente o barbeador de baixo para cima na perna da calça, repetindo isso umas 10 a 15 vezes;
  • depois, vire o barbeador e repita o movimento mais 10-15 vezes, empurrando-o de cima para baixo.

Isto é importante: não é para “barbear” a calça! O movimento é sempre de empurrar o barbeador, nunca de puxar: as lâminas precisam deslizar sobre a superfície do jeans sem cortá-lo. Você não precisa apertar muito forte a lâmina na calça, mas é necessário um pouco de pressão.

Por que é preciso deslizar o barbeador nos dois sentidos da calça? É que os fios do jeans ficam em diagonal, então esta técnica permite afiar a borda da lâmina de uma forma mais eficaz.

Os fios do jeans não só corrigem eventuais dobras nas lâminas, como afiam o cartucho do seu barbeador. Caso sua lâmina já esteja cega, você pode deslizá-la 50 a 100 vezes nas duas direções para deixá-la quase nova; para mantê-la afiada depois, bastam 10 a 15 vezes. Claro, o método não faz milagres, já que ele só afia um dos lados da lâmina – mas não custa tentar.

Uma dica: ao invés de sempre pegar um jeans para fazer isso, corte uma parte de uma calça velha e guarde-a na mesma gaveta do seu barbeador. Nos últimos oito meses, consegui afiar um barbeador Gillette com o mesmo pedaço de jeans.

Via Gizmodo