Por: Ricardo Daniel Treis | 14/08/2013

O tema é piadinha por si, porém observando o estudo de anatomia e quadro de doenças possivelmente decorrentes, há de se respeitar a colocação. Temos feito até isso de maneira incorreta? Segundo o apresentado – e faz todo sentido -, o ideal para o ser humano é fazer o “número 2” agachado.

“Evacuar agachado foi a maneira por milênios, até a ascensão da Civilização Ocidental, que trouxe consigo as conveniências e status do poder aquisitivo de ter-se um vaso sanitário. Mas essa modernização trouxe doenças consigo – hemorróidas, cólicas, apendicite e câncer de cólon.

Essas doenças geralmente são associadas a uma dieta pobre em fibras, mas de fato tem muito mais a ver com a postura no banheiro. No andar clínico de pesquisas pélvicas da Universidade de Stanford, agachar-se para evacuar não é apenas recomendado a pacientes com doenças no cólon, é posto como obrigatório.”

O diagrama aos 1:35 do vídeo mostra bem três momentos do músculo puborretal: quando estamos em pé e ele é obstruído ajudando no controle da enurese; quando estamos sentados e ele fica parcialmente liberado; e quando estamos agachados.

Como eles colocam, o assunto é realmente um tabu – afinal esse(s) momento(s) do dia é duma intimidade ímpar -, mas resolveram falar  já que saúde é mais importante.