Por: Ariston Sal Junior | 28/05/2014
Divulgação/Reprodução OCP

Divulgação/Reprodução OCP

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A encerra nesta sexta-feira. Em Jaraguá do Sul mais de 22,8 mil pessoas foram vacinadas, o número corresponde a 89,27% do total dentro dos grupos prioritários, superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. A vacina é conjugada e age contra os vírus H3N2, H1N1 e Influenza B. A supervisora de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Kneipp, está satisfeita com os resultados obtidos até agora. “Parece que as pessoas perceberam a importância de se cuidar e tiveram prazo suficiente para isso”, declara.

O grupo que ainda não atingiu 80% da meta foi o das gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, porém, a supervisora explica que os números são calculados com base no possível número de gestantes durante todo o ano. Até agora 1,128 mil grávidas foram vacinadas.

O Ministério da Saúde não trabalha com margem de sobra das vacinas, portanto, não sobram doses no município. “A quantidade que eles mandam é para atender aos grupos prioritários durante o período de vacinação e depois a demanda de grávidas calculada para o ano todo e crianças que necessitam da segunda dose”, enfatiza.

Ana reitera o pedido para que quem ainda não procurou uma unidade de saúde faça isto até sexta-feira. A campanha é destinada a crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, idosos, pessoas com doenças crônicas, mulheres até 45 dias após o parto e profissionais da área de saúde.

Guaramirim ainda não atingiu a meta

A cidade de Guaramirim ainda não vacinou 80% do público alvo. Até a última sexta-feira (23), 4.674 mil pessoas foram protegidas. Quem ainda não se vacinou deve procurar os postos de saúde dos bairros Centro, Rio Branco, Corticeira, Guamiranga, Caixa D’Água ou o Ambulatório Municipal de Especialidades (AME), para se vacinar. O atendimento nos postos é das 8h às 11 horas e das 13h às 16 horas.

Via OCP