Por: Max Pires | 7 anos atrás

O Brasileiro termina no próximo domingo com cinco jogos “para valer” e outros quatro de baixo interesse. Nove das dez partidas acontecem às 17h, mas a minoria pode mudar os rumos do campeonato. Dois confrontos diretos (contra o rebaixamento e pela Libertadores) e as partidas do trio que sonha com o título concentram os atrativos da 38ª rodada.

 

A principal definição ainda não aconteceu e é marcada pelo equilíbrio entre Fluminense, Corinthians e Cruzeiro, mas as vagas garantidas na Libertadores e três rebaixados fazem a maioria dos times apenas cumprir tabela. Ou, no máximo, buscar um lugar na Sul-Americana, um prêmio de consolação.

A briga mais nobre tem três candidatos, mas com o Fluminense em condições muito melhores. Basta ao time carioca vencer o rebaixado Guarani no Engenhão para conquistar o título. No entanto, até um tropeço pode servir para a equipe de Muricy Ramalho.

O Fluminense tem 68 pontos, contra 67 do Corinthians (pega o também rebaixado Goiás em Goiânia) e 66 do Cruzeiro (recebe o Palmeiras em Sete Lagoas). Assim, a equipe tricolor só perde o título se protagonizar uma tragédia no Engenhão e ao menos um dos candidatos conseguir a vitória.

Além desses três jogos, outros dois envolvem as poucas disputas ainda abertas. Um deles será em Porto Alegre: Grêmio e Botafogo decidem quem será o quarto colocado. Os gaúchos têm 60 pontos; os alvinegros, 59. Quem levar a melhor fica no G-4 e ainda tem que torcer para que o Goiás não seja campeão da Sul-Americana diante do Independiente. Só assim a vaga na Libertadores será assegurada.

O outro confronto direto é baseado no desespero. O Atlético-GO está logo acima da zona de rebaixamento com os mesmos 41 pontos do Vitória, 17º. Um empate mantém a equipe goiana na elite. A equipe baiana, por sua vez, conta com a força do Barradão para obter o triunfo salvador.

As demais partidas pouco valem. Atlético-PR, Santos, Internacional, São Paulo, Palmeiras e Ceará, por exemplo, não brigam por nada. Todos estão garantidos na Sul-Americana. Por fim, seis times (Vasco, Atlético-MG, Avaí, Flamengo, Atlético-GO e Vitória) sonham com as três vagas restantes no torneio continental como prêmio de consolação.

Via UOL.