Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Hora de publicação deste artigo: 9h45.

Devido à chuva desta madrugada de quinta-feira, dia 22, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alertas nesta manhã sobre possíveis inundações na região do litoral norte. Conversamos com o secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Marcelo Heinz Prochnow, que repassou as seguintes informações:

– Rio Jaraguá está cheio e moradores dos bairros como Rio Cerro, Rio da Luz, Jaraguá 84 e nas proximidades da área da Prefeitura devem estar atentos para o risco de inundação, que é grande nesta área.

– Cidadãos que moram próximos ao Rio Jaraguá em trechos entre o bairro Vila Nova, final da rua Marechal Deodoro (Centro) e próximo a Malwee (Barra do Rio Cerro) para o risco iminente de inundação.

– Deslizamentos já aconteceram no interior da cidade, em locais pontuais, que provocaram a obstrução de algumas vias.

– Moradores das áreas ribeirinhas e encostas devem se precaver, erguendo os móveis.

– A orientação é retirar ou erguer seus pertences e seguir para local seguro. A Defesa Civil também informa que os prefixos 199, 190 e 193 devem ser utilizados apenas para comunicar emergências.

Informações do aplicativo Acqua também destacam os riscos nestas áreas:

ACQUA

Abastecimento de Água

O Samae de Jaraguá do Sul informa sobre a situação do abastecimento de água:

ETA Central (Água Verde): operando normalmente
ETA Sul (Garibaldi): operando normalmente
Sistema Krause e Águas Claras: recebe reforço da ETA Central, atendendo normalmente
Sistemas Boa Vista, Molha e Santa Luzia: não estão operando devido a alta turbidez na captação. Por isso, a população dos bairros Boa Vista, Barra do Rio Molha, Santa Luzia, parte da Ilha da Figueira (entre a Rua Domingos Rosa e Rua Campo Alegre) e regiões mais altas do Vila Nova devem economizar água.

Guaramirim

Foto: João Marcos

Foto: João Marcos

A Defesa Civil de Guaramirim informa que todos os chamados devido as fortes chuvas devem ser direcionados ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. As equipes da Administração Municipal trabalham em conjunto com os Bombeiros Voluntários. Uma reunião está marcada para às 10h, para definir as tarefas de cada equipe na sede Bombeiros Voluntários.

Confira os alertas emitidos pela Defesa Civil:

Joinville – O Rio Itapocu está cheio e nas últimas 3 horas choveram 49 mm em Joinville. A chuva deve se manter persistente nas próximas horas. O pico da maré alta em São Francisco do Sul será de 1.6m às 10:51 desta quinta-feira.

Vale do Itapocu: O Rio Itapocú em Corupá está em cota de alerta com risco de inundações para Corupá, Jaraguá do Sul e Guaramirim.

ALERTA PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS – Alerta para risco de deslizamentos no Vale do Itajaí, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Maiores acumulados das últimas 48hs Atalanta 149mm Ituporanga 133mm Otacilio Costa 122mm Petrolandia 108mm Nova Trento 100mm, Orleans 98mm, Botuverá 98mm, Rio Rufino 96mm Rio do Oeste 96mm, Taió 94mm, Orleans 92mm. Outros municípios que registraram volumes significativos foram Itapema, Chapadão do Lageado, Santa Rosa de Lima, São João Batista, Mirim Doce, Nova Veneza, Joinville, Curitibanos, Concórdia.

Nestas regiões o solo está saturado e há previsão de continuidade das chuvas nas próximas horas.