Por: João Marcos | 7 anos atrás

Um game educativo desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) será testado pelos alunos do Colégio de Aplicação a partir de abril.

O jogo eletrônico Mata Atlântica: o bioma onde eu moro vem contribuir para o conhecimento e a sensibilização sobre a fauna e os ecossistemas encontrados em Santa Catarina. Considerando o quadro crítico do Bioma Mata Atlântica em nosso país, as ações educativas relacionadas a este tema são prioritárias, já que este é o bioma brasileiro em maior risco.

De acordo com o coordenador do laboratório, o professor Emilio Takase, o desenvolvimento levou em conta a ideia de edutenimento (educação com entretenimento, diversão) e também a tecnologia multi-mouse, permitindo que dois mouses sejam conectados ao computador para que uma dupla de jogadores possa interagir de forma autônoma e simultânea. Os jogadores não são adversários, mas integrantes de uma equipe e assim o game promove a relação colaborativa entre os alunos-jogadores.

Para motivar a relação colaborativa, há uma missão a ser realizada e um personagem (avatar, papagaio-de-peito-roxo) que acompanha os jogadores, dando feedbacks motivacionais (orientando o jogar e lembrando a importância do trabalho em equipe) e construtivos (acerca do conteúdo científico do game).

O Download do jogo pode ser feito através deste link.  O download é gratuito, você apenas precisa preencher um cadastro no site oficial do game, ele conta também com o guia do jogo e as diversas formas de aproveitá-lo ao máximo.