Por: | 8 anos atrás

Criei a TAG UFC/MMA para ajudar na organização das postagens sobre este esporte.

ufc_silva_belfort

Acabou o mistério. Depois de muita especulação durante esta quarta-feira, o presidente do UFC, Dana White, confirmou que Vitor Belfort foi retirado da luta principal do UFC 122 porque ele será o próximo rival de Anderson Silva pelo cinturão dos pesos médios do maior torneio de MMA do mundo.

 

“Vitor não está machucado. Ele vai fazer a luta contra o Anderson pelo título e o vencedor de [Nate] Marquardt contra [Yushin] Okami será o próximo [a disputar o cinturão]”, afirmou o mandatário do torneio em sua página no Twitter.

No inicio do dia, os principais sites norte-americanos já noticiavam o corte de Vitor Belfort da luta principal da edição 122, que acontecerá em novembro na Alemanha, e que Marquardt seria seu substituto. O motivo inicial especulado para o corte era alguma lesão, o que acabou não se confirmando.

De volta ao UFC após quatro anos longe do torneio, Belfort enfrentaria Anderson em abril deste ano, no UFC 112 em Abu Dhabi, mas ele acabou ficando de fora de luta depois de anunciar uma lesão no ombro poucos dias após o confronto ter sido oficializado. Silva acabou enfrentando Demian Maia nessa edição.

Esse confronto entre Anderson Silva e Vitor Belfort deve acontecer no início de 2011. Especula-se que o UFC está preparando um evento especial para o mesmo fim de semana do Super Bowl, final da Liga de Futebol Americano (NFL), que acontece em 7 de fevereiro. Outra data especulada é 1º de janeiro.

Entenda a mudança

Recuperado de uma cirurgia, Vitor foi escalado para enfrentar Yushin Okami no UFC 122, luta que foi oficializada na última segunda-feira, com direto a apresentação e pôster oficial do evento, que será em 13 de novembro, na cidade de Oberhausen.

Mas o teste positivo no exame antidoping de Chael Sonnen acabou mudando os planos do evento. Isso porque, antes desse problema, Dana White pretendia dar ao norte-americano uma revanche contra Anderson Silva, após ele quase ter vencido o brasileiro no mês passado, quando bateu no campeão por quatro rounds, mas acabou perdendo com um triângulo no final.

Com o flagrante de doping, oficializado nesta quarta-feira, Sonnen acabou sendo suspenso por um ano e, assim, Anderson Silva ficaria sem um grande rival em sua categoria para a próxima defesa do cinturão dos médios, título que detém desde 2006.

Dessa forma, Vitor Belfort terá a chance de conquistar seu terceiro título do UFC. Ele já levou o GP dos pesados, realizado em 1997, quando ele tinha apenas 18 anos. Depois, ainda faturou o cinturão dos meio-pesados em 2004.

O empresário de Belfort, Fabiano Farah, já está nos Estados Unidos para negociar os últimos detalhes e confirmou a luta ao UOL Esporte. “Vamos definir a data do combate em conversas diretas com Dana White e Lorenzo Fertitta [dono do UFC]. Temos um acordo total com o UFC e vamos assinar o contrato para a luta assim que fecharmos a data do evento”, explicou.

Via UOL