Por: Gabriela Bubniak | 06/03/2017

Início de ano, os calouros estão na faculdade… o que significa? É tempo de trote. Mas na Católica de Jaraguá do Sul esse momento não é pra pagar mico, não, é pra ajudar o próximo. A 4ª edição do Trote Solidário promete movimentar não só os acadêmicos, como também a comunidade. Ou seja, todo mundo pode ajudar!

Entre as ações previstas estão a arrecadação de alimentos não perecíveis, fraldas (infantis ou geriátricas), livros (novos e usados), material escolar, ração para cães e gatos e doação de sangue.  A iniciativa vai até dia 10 e é aberta a acadêmicos, professores, funcionários e a comunidade.

O objetivo do Trote Solidário é recepcionar e integrar os novos estudantes, contribuindo para que os jovens desenvolvam o sentimento de solidariedade. “É uma forma diferenciada de celebrar seu ingresso no ensino superior, contrapondo-se aos trotes tradicionais, que por vezes são humilhantes e não agregam valores importantes para a vida profissional e pessoal do acadêmico”, comenta o responsável pelo Núcleo de Pastoral da Católica SC, Marcos Paulo Oliari.

Os alimentos e fraldas arrecadados serão doados para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville. A ração será destinada para a Ong Focinhos Carentes, de Jaraguá do Sul; Os livros e materiais escolares serão entregues ao Lar Abdon Batista, em Joinville, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Na Católica de Santa Catarina em Joinville, a iniciativa acontece de 13 a 17 de março. As doações serão destinadas às mesmas entidades beneficiadas com as doações da unidade de Jaraguá do Sul.

Outras informações podem ser obtidas no site www.catolicasc.org.br, na fan page da Instituição, pelo telefone (47) 3275-8200 ou pelo e-mail pastoral@catolicasc.org.br.

Onde doar

Alimentos não perecíveis, fraldas, ração, livros e material escolar
– Católica SC em Jaraguá do Sul (Núcleo de Pastoral – Sala 006, Bloco D, e Recepção, Bloco A)

Doação de sangue
– Hemocentro de Jaraguá do Sul – Rua Dr. Waldomiro Mazurechen, 80, anexo ao Hospital São José –Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30min. Para doar sangue é necessário agendar horário pelo telefone (47) 3055-0454.

Quer doar sangue?

Pode doar sangue

– Pessoas com idade entre 16 e 67 anos;
– Jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal;
– Se tiver peso superior a 50 quilos;
– Se tiver boas condições de saúde;
– Se estiver alimentado e portar documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial.

Não pode doar

– Se fez cirurgia recentemente;
– Se estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas;
– Se tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas;
– Se fez endoscopia nos últimos seis meses;
– Se fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos seis meses;
– Se teve gripe ou febre nos últimos sete dias;
– Se teve hepatite viral após 11 anos de idade;
– Se estiver grávida ou amamentando;
– Se usa determinados medicamentos/drogas;
– Se teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;
– Se não tiver dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação.

Fonte e foto: assessoria de comunicação da Católica